26 de setembro de 2025
TV Assembleia vence Prêmio Roberto Fernandes de Jornalismo com duas reportagens na categoria ‘Vídeo’
Emissora conquistou o primeiro e o terceiro lugar na premiação, que é promovida pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA)
Agência Assembleia / Fotos: Meiky Braga
A TV Assembleia do Maranhão foi uma das grandes vencedoras do 2º Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes, promovido pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). A emissora conquistou o primeiro e o terceiro lugar na categoria Vídeo, com reportagens que evidenciam a importância da Defensoria Pública na garantia de direitos e na promoção da cidadania.
O primeiro lugar ficou com a reportagem “Cidadania para todos: Ações, leis e políticas públicas para proteger os direitos dos povos indígenas no Maranhão”, que destacou iniciativas e políticas públicas voltadas à proteção e valorização das comunidades indígenas. O trabalho teve como equipe a produtora Luiza Tereza Serrão Ribeiro, a repórter Stephany Souza, os cinegrafistas Jânio Ferreira e Luís Wolff, com edição de Angelo Moraes.
Já o terceiro lugar foi conquistado pela reportagem “Acesso à Justiça: a transformação social por meio da atuação da DPE/MA – Meu nome, minha identidade, meu direito à dignidade”, que abordou o reconhecimento de nome e identidade de gênero, revelando a transformação social proporcionada pelo trabalho da Defensoria Pública. A equipe foi composta por Aline Cantanhede Barros (produção), Stephany Souza (reportagem), Luís Wolff (imagens) e Rafael Fontoura (edição).
Reconhecimento ao jornalismo público
A repórter Stephany Souza, responsável pelas duas produções, celebrou a conquista. “É um prazer ter o trabalho reconhecido e ter duas reportagens finalistas e ganhadoras do primeiro e terceiro lugares. Muito feliz por falar sobre temas tão importantes e fazer o que a gente como jornalista mais gosta de fazer que é contar histórias. E atrelado a isso, dar ênfase à atuação do Poder público demonstrando o nosso compromisso social e levando mais dignidade à sociedade maranhense”, afirmou.
O defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, ressaltou a parceria entre imprensa e Defensoria. “A gente vem percebendo que o trabalho da Defensoria e o trabalho dos meios de comunicação, dos jornalistas, se aproxima muito. A divulgação dos direitos do cidadão com uma informação sólida e confiável, traz mais proteção e inclusão social. E é notório, toda vez que sai uma matéria sobre a atuação da Defensoria Pública, os nossos índices de atendimento aumentam”, destacou.
O presidente da ADPEMA, Thiago Amin, destacou a relevância social da premiação: “Ao mesmo tempo em que a gente celebra e traz importância ao jornalismo maranhense, a gente destaca o trabalho da Defensoria Pública. Porque o fim de tudo isso é divulgar para o público carente, que não tem condições financeiras, informações sobre os seus direitos e os serviços prestados pela Defensoria”, afirmou.
Sobre o prêmio
O Prêmio Roberto Fernandes de Jornalismo tem como objetivo valorizar profissionais e veículos de comunicação que contribuem para a promoção da cidadania, do acesso à Justiça e dos direitos humanos. A premiação homenageia o legado deixado pelo jornalista Roberto Fernandes, referência no jornalismo maranhense.

Mais notícias
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa
SindSalem realiza evento comemorativo e define pauta de reivindicações para o ano de 2026
O ato teve como objetivo comemorar 19 anos de lutas em favor da categoria e definir a pauta…
Catulé Júnior reúne representantes de entidades para detalhar lei sobre segurança no turismo
Encontro discutiu legislação que dispõe sobre a regulamentação da segurança no turismo no Maranhão
Adelmo Soares destaca visita a comunidades de Rosário e mutirão de catarata e pterígio
Deputado entregou cestas básicas e óculos aos que mais precisam
Helena Duailibe renova compromisso com bem-estar da população maranhense
Parlamentar disse que 2026 será um ano de unir forças e superar desafios