28 de setembro de 2025
‘Mais Saúde’ destaca novidades no tratamento de cardiopatias congênitas no Hospital Carlos Macieira
Diretor do Hospital Carlos Macieira falou sobre os dispositivos de alta performance que permitem o fechamento de defeitos cardíacos sem a necessidade de cirurgias invasivas

Agência Assembleia
O programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (28) pela TV Assembleia, recebeu o diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Edilson Medeiros, para falar sobre uma ação inédita no Maranhão. A iniciativa, em parceria com a Abbott, beneficiou 15 crianças cardiopatas congênitas com procedimentos corretivos realizados em São Luís.
Durante entrevista a Ismael Gama, apresentador do programa, Edilson Medeiros explicou que as intervenções ocorreram nos dias 24 e 25 de setembro no HCM, referência em alta complexidade da rede estadual de saúde. Essa é a primeira vez que o estado recebe o projeto, que integra a iniciativa global ‘Little Heroes’, promovida pela Abbott em diferentes países.
Foram utilizados dispositivos pediátricos de alta performance, que permitem o fechamento de defeitos cardíacos sem a necessidade de cirurgias invasivas.
“Pela primeira vez no Maranhão, estaremos recebendo esse projeto global, devido à capacidade técnica e física do hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é cuidar de crianças cardiopatas e oferecer qualidade de vida. É com grande alegria que esse procedimento passa a ser oferecido à sociedade maranhense”, afirmou o diretor.
Novos procedimentos
Durante o programa, foram apresentadas as vantagens dos novos procedimentos em relação às cirurgias convencionais.
“Essas técnicas evitam a abertura do tórax, garantem recuperação mais rápida e permitem que a criança volte para casa já no dia seguinte. Também ajudam a reduzir a fila de espera por esse tipo de tratamento”, destacou Edilson Medeiros.
Segundo o diretor, o impacto vai muito além da recuperação física. “Estamos devolvendo às crianças a capacidade de brincar, ter mais resistência física, ganhar peso e ter uma infância mais saudável”, completou.
Alerta às famílias
No ‘Mais Saúde’, Edilson também fez um alerta aos pais para a importância do diagnóstico precoce. “Se seu filho não está evoluindo de forma satisfatória, procure atendimento médico mais próximo. O Hospital Juvêncio Matos realiza a triagem inicial em cardiologia pediátrica, que pode encaminhar os casos para o tratamento adequado”, concluiu.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2 da TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social
Presidente da Assembleia ressaltou a importância do incremento no setor durante a entrega de kits para fortalecimento da…
‘Maranhão no Campo’ – Pesquisador fala sobre impacto da produção de soja no estado e sua força no agronegócio
Geógrafo Roberto César Cunha apresentou a obra “O ouro do Cerrado: origem e desenvolvimento da soja no Maranhão”
‘Em Discussão’ recebe o jornalista Manoel Santos Neto e relembra legado do padre João Mohana
Autor da única biografia do escritor maranhense, Manoel Santos Neto tem profundo conhecimento sobre a vida de João…
Professor fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre o crescimento do LPO no Maranhão
Dudu LPO informou que atletas maranhenses já conquistaram medalhas em competições nacionais e que tem atuado para promover…
Advogada esclarece sobre alienação parental no programa ‘Café com Notícias’
A especialista Ivane Rodrigues falou sobre o que é, como funciona e como agir diante dessa situação
Yglésio rebate e mostra contradição de oposicionistas sobre veto de ex-governador Flávio Dino
Parlamentar apresentou duas proposições que foram vetadas pelo então chefe do Executivo em 2018, nas quais foram usados…
Centro de ensino é inaugurado com articulação do deputado Catulé Júnior
Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva foi inaugurado em Caxias
Junior Cascaria garante novas motos para reforçar segurança em Pedreiras
Iniciativa busca ampliar a mobilidade das forças policiais e garantir mais presença nas ruas