Início -> Discursos
Discussão de Projeto Daniella
01 de outubro de 2025
Transcrição
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA (sem revisão da oradora) – Senhor Presidente, Senhores Deputados e Deputadas, quero aqui nessa oportunidade justificar e até fazer alguns questionamentos. Inicialmente, eu gostaria de questionar o Deputado Carlos Lula, se para ser homenageado, para receber uma honraria desta Casa necessariamente tem que ocupar um cargo público, porque até onde eu sei você pode contribuir efetivamente com a sociedade maranhense. Você pode atuar diretamente em trabalhos sociais, como a querida amiga Audréia Noleto tem trabalhado e tem atuado em diversas instituições sociais. E eu acredito que para isso não necessariamente tem que se ter a mão do governo. Eu mesma, antes mesmo de ser Deputada, já abraçava inúmeros projetos sociais, como casas de apoio dentro da minha cidade de Presidente Dutra, como tantos outros projetos sociais que eu tenho certeza de que até mesmo V. Exas., enquanto Deputados, não só enquanto cidadãos, não só enquanto Deputados, também têm ajudado muita gente, ajudado instituições, projetos sociais. E quando eu falo como cidadãos, sem ter que fazer uso das suas emendas parlamentares, porque eu acho que, quando a gente quer fazer, a gente faz. E quando eu resolvi homenagear a Audréia é porque a gente tem acompanhado de perto o trabalho social que ela tem realizado aqui dentro, o que faz com que ela possa sim receber a homenagem da medalha que a gente está concedendo a ela, que é a Medalha Maria Aragão, que é justamente para quem desenvolve esse tipo de trabalho que ela tem desenvolvido dentro do Estado do Maranhão. E me assusta ver o meu colega, a quem eu tenho tanto respeito, questionar que cargo, que posição ela ocupa dentro do governo para estar recebendo uma homenagem desta Casa. A gente que vê tantas pessoas que têm contribuído direta e indiretamente com o desenvolvimento do nosso Estado, passarem por esta Casa, serem homenageadas por esta Casa. Eu até falei ali anteriormente, eu disse a Vossa Excelência, digo, Deputado, eu acho que a gente precisa tomar cuidado para não misturar e não levar as coisas para o lado pessoal, porque eu, em momento algum, personifiquei a medalha por ela ser parente de “a” ou de “b” dentro do governo. Na verdade, a indicação é em reconhecimento ao trabalho social que ela tem feito aqui dentro do Estado do Maranhão, e eu sou prova viva, eu sou testemunha…
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Daniella, quando Vossa Excelência puder, me conceda um aparte?
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Claro. Eu sou prova viva, eu sou testemunha, porque eu já tive a oportunidade de conhecer e de inclusive levar pessoas que puderam, de certa forma, ser ajudadas por ela. Quando a gente fala de ajuda, a gente não fala aqui só de ajuda financeira, a gente fala de presença, a gente fala de uma palavra amiga, a gente fala de um direcionamento, e isso ela sabe fazer, a gente precisa reconhecer. E eu acho que essa homenagem é mais que justa nesta Casa.
A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Um aparte também, Deputado.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Porém, eu tenho certeza de que essa homenagem vai passar, essa medalha vai ser aprovada, porque eu tenho certeza de que a maior parte deste Parlamento reconhece o trabalho desenvolvido pela Audréia Noleto.
O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Deputado Daniella, em seguida do Deputado Ricardo Arruda e da Deputada Ana, eu gostaria também, por favor.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (aparte) – Deputado Daniella, só para reforçar o que Vossa Excelência está falando aí e também colocando um pouco de luz sobre essa discussão. Atuação social e militância política não se confundem com o espaço informal do governo. Não se está aqui dizendo que a Audréia Noleto tem algum cargo no governo ou algo do gênero. Está se falando da militância política que ela exerce desde 2012, na eleição de Colinas, atuação que passou a abranger um espaço maior, a assumir a coordenação da campanha de Carlos Bandão aqui em São Luís, e a atuação social que ela desenvolve desde então, então não se pode confundir uma coisa com a outra, o que está se homenageando aqui, é a trajetória social e política dela durante todos esses anos, e a gente vê essa tendência de querer deturpar a discussão, e se desconhecer o método de uma mulher que atua politicamente desde 2012, que já tem uma atuação em Colinas, em São Luís e que exerce sim, um papel político, você não precisa ter cargo no governo, para eleger um papel político, e é justamente por conta dessa militância política e dessa ação social, que Vossa Excelência está prestando essa homenagem, simples assim, parabéns deputada Daniela, por essa iniciativa, que eu considero muito justa, muito obrigado.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Obrigada.
O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – Deputada, eu gostaria também de apartear após o último que pediu a inscrição, Deputado Osmar.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputada Ana,
A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS (aparte) – Deputada Daniella, eu a parabenizo. De fato, nós, mulheres, sabemos o quanto é difícil a gente ter esse reconhecimento. Nós que estamos aqui à frente representando muitas mulheres maranhenses, a gente sabe que a nossa luta é incansável, a gente vem sofrendo violência política, violência doméstica a todo minuto, a todo segundo, portanto faz jus a indicação da Medalha Maria Aragão para a doutora Audréia, que é enfermeira, que tem atuado de fato nas comunidades, como Vossa Excelência falou, com abraço, com acolhimento, tem se colocado à disposição, ela vai a campo mesmo, ela entrega a cara a tapa, no popular dito. Então, assim, me assusta muito poder ver alguns colegas aqui, mesmo na condição de oposição, levar um tema como esse à discussão de tantas outras medalhas de pessoas com o mesmo perfil, que já receberam aqui, que foram reconhecidas, que estão aí invisíveis, mas é o que a gente nunca viu – pela primeira vez, essa legislatura tem levantado narrativas para o povo do Maranhão totalmente distorcidas. Mas eu quero dizer a V.Exa. que continue firme, que muitas mulheres, para além da Dra. Audréia, precisam da nossa voz aqui dentro. Parabéns por essa iniciativa, conte conosco, é louvável. E é lamentável a gente ver alguns colegas exercerem o papel de oposição aqui e levar até para o lado pessoal, a gente percebe que fica notório que é algo pessoal mesmo, que está para além de reconhecer o trabalho de uma mulher só pelo fato dela ser cunhada do governador, como o Deputado Ricardo Arruda falou, ter mostrado o seu trabalho durante a campanha, e isso continua acontecendo. Eu acho que a gente tem que separar as coisas. Eu quero ser reconhecida como Deputada Ana do Gás, mas também por minha atuação social nas comunidades que muitos aqui desconhecem. Parabéns, Deputada Daniela, continue firme, a gente precisa de fato ser voz de muitas mulheres que não ocupam este espaço.
O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Deputada Daniella.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Claro, concedido.
O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (aparte) – Eu faço até questão de falar um pouquinho a respeito dessa situação, porque eu considero, primeiro, uma descortesia grande, em uma Assembleia que já fez tantas homenagens estranhas no curso da sua história, no dia que tem uma homenagem a Audréia, que é uma pessoa, que é uma mulher que tem participação ativa, ela é filiada ao MDB, uma pessoa que tem atuação importante dentro do Estado do Maranhão, não é obrigado a pessoa ter cargo para atuar politicamente, vamos pensar, nós temos uma primeira-dama chamada Rosângela da Silva, ela não tem cargo algum no governo. Qual o cargo que a Rosângela da Silva tem? Nenhum, mas ela atua, ela atua politicamente junto a movimentos, da mesma forma que a Audréia é uma pessoa que tem uma relação, é uma pessoa que tem relação com os vereadores de São Luís, é uma pessoa que tem relação com lideranças de toda sorte aqui, deputados. Todos que conhecem a Audréia aqui sabem que é uma pessoa acessível, que tenta ser uma ponte para estas demandas, porque muitas vezes as mulheres na política, quando elas não estão na frente, elas estão tendo protagonismo no bastidor também. Então, isso é uma coisa que respeita muito as mulheres. Mas me incomoda, de certa forma, a insistência em sempre buscar desqualificar a família, por parte do grupo da oposição, coisa que eles não gostam quando ninguém fala qualquer coisa sobre a família deles. Esta semana, nós tivemos recentemente uma denúncia na imprensa, que acredito que precisa ser apurada, de participação de familiares de pessoas desta Casa e situações relacionadas a aplicações financeiras e a movimentações financeiras que não foram declaradas. Então, assim, do mesmo jeito que a gente pede respeito para nossas famílias, eu acho que a gente tem que respeitar as famílias dos outros o tempo todo. Este é um debate menor aqui na Assembleia, nós já demos medalha aqui, antes nesta Casa, de legislatura que eu estava, até para a pessoa na lista de trabalho escravo já teve aqui nesta Casa. Então, ficar com esta mesquinhez na tribuna em relação a Audréia, que é uma pessoa de alta amabilidade, de alta disponibilidade. É mais uma pessoa para ajudar a classe política quando precisa ter alguma articulação. O que mais se reclamava no governo do Flávio Dino? Olha, não conseguimos atender vocês. Quem não lembra o Deputado Wellington uma vez ficou oito horas esperando para falar com o “mister” Márcio Jerry, na Secap, oito horas, em uma cadeira esperando um deputado e, felizmente, dentro do governo do Brandão, as pessoas que são do núcleo de confiança dele dialogam também. Atuam de maneira pro bono, inclusive. Então, é isso, Deputada, parabéns pela iniciativa.
O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO (aparte) – Deputada Daniela, rapidamente, eu quero lhe apartear também. Eu quero, inicialmente, parabenizá-la pela iniciativa em propor esta honraria à Audréia Noleto. Pessoa que eu tenho estima, que eu conheço e sou testemunha da relevância, da atuação política que tem, apesar de não possuir qualquer cargo relativo, mas tem uma grande atuação e influência política do nosso Estado, principalmente em São Luís. Eu acompanho, de perto, a atuação da Câmara Municipal de São Luís. E vejo o envolvimento que ela tem com os vereadores da capital e, além disso, também a atuação social que ela tem. Antes de ontem mesmo, na segunda-feira, eu tive a oportunidade de, com ela, participar do festejo de São Francisco de Assis, na Paróquia do São Francisco, com o vereador Raimundo Júnior, a vereadora Clara. E a gente observa a desenvoltura e a grande contribuição social que a Audréia presta à cidade de São Luís e a todo o Estado do Maranhão. Então, eu quero lhe parabenizar, manifestar meu voto favorável e uma das atribuições da Assembleia Legislativa, de fato, é destacar com suas honrarias quem contribui com a sociedade, com o desenvolvimento do nosso estado e que faz o bem pelas pessoas. Audréia preenche este requisito, por isso, eu lhe parabenizo e manifesto meu voto favorável.
A SENHORA DEPUTADA DRA. HELENA DUAILIBE – Deputada, conceda-me um aparte?
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Pois não, Deputada Helena.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Depois gostaria de um aparte também, se for possível.
A SENHORA DEPUTADA DRA. HELENA DUAILIBE (aparte) – Deputada Daniela, eu queria parabeniza-la e lhe dizer que se V.Exa. não tivesse tomado esta iniciativa, eu iria tomar, porque eu que faço o meu trabalho de parlamentar muito maior na Região Metropolitana, reconheço em cada bairro, em cada igreja, em cada instituição, a contribuição que a Audréia tem dado para o nosso Estado do Maranhão. E eu queria aqui dizer que esta visão, que eu chamo muito pequena, me lembrou um fato que aconteceu com a minha mãe. A minha mãe nunca ocupou nenhum cargo e foi inclusive, o prefeito Julinho de Ribamar queria colocar o nome da minha mãe o nome de uma creche, como minha mãe também nunca ocupou o cargo, mas foi a grande mulher ao lado do meu pai e ao lado dos meus filhos, eles tiveram esta insensatez de não aceitar o nome da creche Helena Duailibe. Isso é uma visão pequena, isso é uma visão grosseira, que a gente tem que deixar de lado. Por isso, eu a quero parabenizar e lhe dizer que se Vossa Excelência não tivesse tomado essa iniciativa, eu iria tomar. Eu estou com ciúmes de Vossa Excelência por ter feito isso, porque Vossa Excelência realmente escolheu uma mulher que tem trabalhado muito pelo nosso Estado do Maranhão. Eu sou testemunha disso, como o Deputado Osmar colocou, principalmente na minha área que é a igreja Católica, ela tem participado e tem dado grande contribuição. Muito obrigada.
O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Deputada Daniella.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputado.
O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRM – Deputado Glalbert, eu?
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Pronto.
O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM (aparte) – Deputada Daniella, eu quero também a parabenizar pela proposição, assim como a Deputada Helena falou agora a pouco, fiquei também com um pouco de ciúme. E eu confesso que passei a ter um contato mais próximo com a Audréia nesses últimos meses, e a gente fica realmente encantado com o jeito de ela atuar, de forma sempre muito cortês, educada, carinhosa, dando atenção. E a Deputada Helena, que muito atua frequentemente como cristã na comunidade católica, sabe muito bem da presença cativa da Audréia dentro das igrejas, ajudando sempre que pode, não só, como Vossa Excelência mesmo disse, com recursos financeiros, mas fazendo com que os festejos, com que as reuniões sejam cada vez mais propagadas, trazendo as pessoas para dentro das igrejas, assim como também foi madrinha de diversas brincadeiras juninas. Então, eu acho muito justo aqui na Assembleia a gente nunca votou medalha, qualquer medalha que fosse para qualquer pessoa por ter cargo ou não ter cargo público. E isso a gente tem que ter a ciência e a cortesia de fazer justiça a quem realmente ajuda as pessoas, que gosta das pessoas, e por isso também, assim como o Deputado Osmar falou aqui, eu também voto com muita satisfação favorável ao seu requerimento.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Deputada Daniella.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputado Adelmo. Depois, a Deputada Mical.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES (aparte)- Deputada Daniella, primeiro parabenizar V. Exa. por essa iniciativa e por tudo que foi falado aqui pelos colegas que me antecederam, Deputada Helena, Deputado Yglésio, Deputado Glalbert. E dizer que quem dera tivéssemos muitas Audréias para ajudar tantas pessoas como ela tem feito no decorrer da sua vida. Ajudar no auxílio moral, às vezes no auxílio financeiro, no auxílio social, principalmente para ajudar as pessoas que tanto precisam e as instituições. Então, quem dera tivéssemos muitas Audréias aqui. Parabéns pela iniciativa, e tenho certeza absoluta de que esta Casa vai homenagear quem de fato merece por fazer o bem. Em um mundo tão difícil, as pessoas que fazem o bem têm que ser reconhecidas. É isso.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputada Mical.
A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (aparte) – Deputada Daniella, eu quero aqui também juntamente com os colegas Deputados te parabenizar pela iniciativa, por ser autora da proposição e, assim, homenageando a nossa querida amiga Audréia, porque a Audréia é uma pessoa que eu passei a admirá-la pela sua… Eu diria que eu posso definir a Audréia como uma pessoa que é ágil, tudo que nós solicitamos e nós a procuramos para resolver, ela tem muito, muito contribuído, nível Davi Brandão. É uma pessoa realmente resolutiva, e nós ficamos muito felizes pelo empenho, pela ajuda, ela colabora muito aqui com os colegas Deputados. Assim, tudo que às vezes nós temos dificuldades para resolvermos, e eu posso falar referente ao nosso segmento evangélico, ela tem me ajudado muito, principalmente agora, apoiado eventos evangélicos, e é uma pessoa muito solícita. E eu quero aqui dizer da minha alegria, da minha satisfação em poder votar para que a nossa amiga Audréia seja homenageada aqui nesta Casa. Que Deus abençoe V. Exa., como autora, e também a nossa amiga Audréia, que é uma pessoa a quem nós temos grande estima.
O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO -Deputada Daniella, por gentileza.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Claro, Deputado.
O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO – Muito obrigado antecipadamente pelo abraço.
O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Deputada Daniella, peça apenas depois desse aparte, porque o tempo de V. Exa. já se esgotou.
O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO (aparte) – Quero comungar com todos os colegas que apartearam V. Exa., Deputada, e agradecer pela gentileza de me conceder esse aparte. Não poderia deixar de testemunhar algumas situações que eu vejo em relação a essa senhora, a Antônia Audréia, que eu conheço desde criança, há muitos anos, e agora, nos últimos anos, eu posso dizer da dedicação da Audréia naquela nossa região do Sertão Maranhense. Não só no município de Colinas, no seu município de origem, mas em toda aquela região, são inúmeras as Câmaras Municipais de Vereadores daquela região que já consideram o Título de Cidadã daqueles municípios para ela. Então, quero deixar esse registro aqui de que essa natureza bondosa, dedicada, atenciosa, respeitosa, ela tem ao longo de toda a sua vida. E acho que nessa hora justifica esse voto. Vou votar a favor da sua proposição.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputado Antônio, só para concluir aqui. Eu quero dizer que eu fico muito feliz e que, assim como eu, a gente percebe… Deputada, acabou o tempo.
A SENHORA DEPUTADA ANDREIA MARTINS REZENDE – Está bom.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Eu quero só para finalizar, para fechar, eu gostaria de dizer que eu fico muito feliz que, assim como eu, a gente percebe que toda esta Casa, a maior parte desta Casa, reconhece o belíssimo trabalho social que a Audréia tem desenvolvido em todo o Estado do Maranhão, em especial na nossa capital maranhense…
O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCICIO DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Deputado Daniella, se V.Exa. quiser conceder um aparte a Deputada Andreia, eu concedo um pouco mais de tempo em respeito a Deputada Andreia Rezende.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Deputada Andreia, aparte concedido.
A SENHORA DEPUTADA ANDREIA MARTINS REZENDE (aparte) – Obrigada, Deputada Daniela e ao Presidente pela benevolência. Mas, eu queria poder falar nesse momento, porque eu realmente tenho pela Audreia um apreço especial. Acho que ela realmente é uma pessoa que no que está ao seu alcance, está sempre para ajudar os outros e que recebe a todos, como já foi muito falado aqui, com muita amabilidade, com muito respeito. E acho, sim, que a sua justificativa garante que ela tenha o direito de receber essa medalha. E gostaria de dizer, para acalentar o coração da nossa querida Audréia, que eu acho que a bancada feminina vai votar em peso nela. Um abraço, e reforço que meu voto será a favor de sua proposição, Deputada.
A SENHORA DEPUTADA DANIELLA – Obrigada, Deputada. Então, só concluindo, quero agradecer aqui a manifestação de todos os colegas Deputados e dizer que eu fico muito feliz que, assim como eu, todos vocês também reconheçam o grande trabalho social que a Audréia tem desenvolvido aqui dentro do Maranhão, aliás, não só social, mas também político, que ela tem desenvolvido aqui dentro do nosso Estado. E esta Casa está aqui para isto, para reconhecer quem de fato trabalha. E agora, com certeza, a Audréia vai ser mais uma das homenageadas aqui por esta Casa com o voto favorável de cada um de vocês. Quero só fazer, antes de tudo, um registro do estranhamento, Deputado Carlos Lula, quando V. Exa. fez uso desta tribuna para questionar uma medalha. Eu vi aqui que foi aprovada, alguns dias atrás, uma medalha de sua autoria que concede o Título de Cidadão Maranhense para alguém que passou por São, ainda na sua infância, estou vendo aqui, dos três aos nove anos de idade, e que esta Casa com certeza vai votar a favor pela referência, que é em nível nacional, mas não pelo serviço prestado ou desenvolvido aqui dentro do Estado do Maranhão. Então, eu queria encerrar minhas palavras com isso e, mais uma vez, agradecendo a deferência de todos os Deputados.