02 de outubro de 2025
Aprovado PL que institui sistema de atendimento à pessoa com autismo
Projeto cria uma rede de apoio articulada entre as áreas da saúde, educação e assistência social
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (2), o Projeto de Lei 513/2024, de autoria da deputada Fabiana Vilar (PL), que institui o sistema estadual de atendimento integrado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A matéria segue para sanção governamental.
O projeto cria uma rede de apoio articulada entre as áreas da saúde, educação e assistência social, com o objetivo de garantir atendimento especializado, inclusão social, desenvolvimento pessoal e cidadania às pessoas com TEA, além de suporte às famílias.
Entre as medidas previstas, estão o rastreamento precoce de sinais de autismo, avaliação multiprofissional, intervenção terapêutica adequada e criação de centros de referência pública em autismo. O texto também assegura a distribuição gratuita de medicamentos, fraldas e nutrientes quando necessário.
O PL garante inclusão em todos os níveis de ensino, com adaptações de ambiente, currículo e materiais, além da capacitação de professores, oferta de atendimento educacional especializado e presença de profissionais de apoio escolar. As determinações também se aplicam às escolas privadas, sem cobrança adicional aos pais ou responsáveis.
Além disso, o projeto prevê apoio psicológico e social às famílias, incentivo à pesquisa científica sobre autismo em instituições de ensino superior e participação ativa das próprias pessoas com TEA ou seus representantes na formulação de políticas públicas.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar