02 de outubro de 2025
Ricardo Arruda solicita Audiência Pública para discutir limites territoriais entre Grajaú e Arame
O parlamentar afirmou que a disputa judicial sobre limites territoriais, que envolve comunidades importantes tem gerado incertezas na população

Assecom / Dep. Ricardo Arruda
O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão plenária desta quinta-feira (2), para tratar sobre os limites territoriais entre os municípios de Grajaú e Arame. Para avançar na discussão, o deputado anunciou que protocolou um Requerimento solicitando que a Comissão de Assuntos Municipais da Alema realize uma Audiência Pública na região, com a presença de todos os envolvidos: prefeitos, câmaras municipais, população, Judiciário, Ministério Público e Governo do Estado.
“É preciso ouvir primeiro quem mais importa: o povo. Vou estar presente em cada debate, ouvindo cada comunidade e defendendo os interesses de Grajaú e dos povoados que sempre estiveram sob sua responsabilidade. Essa é a minha missão como deputado estadual”, concluiu Ricardo.
Segundo o parlamentar, a disputa judicial que envolve comunidades importantes como Vargem Grande, Sambaíba, Macaúba e Belo Estrela tem gerado insegurança e incertezas na população local. Isso porque, de acordo com uma decisão liminar da Justiça, os povoados voltariam a fazer parte de Arame, mesmo tendo uma relação histórica, social e administrativa com Grajaú.
“Não estamos falando apenas de linhas em um mapa. Estamos falando de pessoas, de serviços públicos, de vínculos afetivos que essas comunidades construíram com Grajaú ao longo do tempo”, afirmou Ricardo Arruda.
O parlamentar lembrou que a lei de 2011, aprovada pela Assembleia Legislativa após ampla discussão, corrigiu distorções da lei original de 1988, que usava como referência a antiga linha do telégrafo – um marco que já não existe. Foi justamente essa atualização que reconheceu que muitos povoados eram de fato assistidos por Grajaú, que sempre garantiu serviços de saúde, educação, estradas e infraestrutura nessas localidades.
Para Ricardo Arruda, transferir essas comunidades para Arame pode trazer prejuízos concretos. “O que está em jogo não é apenas a legalidade da lei, mas a vida dessas pessoas. Não se pode forçar comunidades a se vincular a um município sem que haja de fato condições de oferecer os serviços públicos necessários”, ressaltou o deputado.
Impasse
Ricardo Arruda também fez um apelo às gestões municipais de Grajaú e Arame, para que o impasse não seja tratado de forma radical, mas sim com diálogo e respeito às comunidades.
“Hoje Arame está bem administrada e conta com muitos recursos, mas será que essa condição vai se manter no futuro? É preciso pensar a médio e longo prazo. Não podemos criar uma situação de inviabilidade para os dois municípios e muito menos penalizar as comunidades”, destacou.
Mais notícias
Aprovado PL de Eric Costa que cria Dia Estadual dos Serviços e Soluções Extrajudiciais nos Cartórios
A proposição visa reconhecer a importância dos cartórios extrajudiciais na oferta de serviços essenciais à população, como inventários,…
Aprovado PL que institui sistema de atendimento à pessoa com autismo
Projeto cria uma rede de apoio articulada entre as áreas da saúde, educação e assistência social
‘Café com Notícias’ destaca ações de conscientização contra o desperdício de alimentos
Coordenadora do programa Sesc Mesa Brasil, Roberta Ribeiro, foi a convidada do programa nesta quinta-feira (2)
‘Toda Mulher’ destaca Projeto Emanuela voltado ao fortalecimento de políticas de saúde da mulher e da criança
Secretária Deborah Campos destacou a importância do planejamento familiar e das práticas regionais de cuidado para reduzir vulnerabilidades…
Fred Maia cobra melhorias em serviços prestados por operadora de energia elétrica
Parlamentar convidou a direção da empresa a se fazer presente no Parlamento estadual em uma sessão especial
Eric Costa defende solução para problema de demarcação de terras indígenas em Barra do Corda
Parlamentar disse que famílias não invadiram território, mas foram assentadas por um governo que fez todo o procedimento
Yglésio defende criação de redes de proteção à pessoa com alcoolismo nos 217 municípios do MA
Yglésio assinalou que muitas pessoas, inclusive de grande capacidade, são silenciosamente afastadas do círculo de amizade porque são…
Solange Almeida destaca avanços no município de Igarapé do Meio em diversas áreas
Parlamentar ressaltou que a cidade vem se destacando com ações voltadas à inclusão, ao cuidado com os idosos…