03 de outubro de 2025
‘Em Discussão’ destaca os avanços na prestação de serviços do Hospital Veterinário da Uema
O coordenador de Anestesiologia do hospital, José Ribamar da Silva Júnior, falou, também, sobre os 51 anos de criação do curso de Medicina Veterinária da Uema, que também tem avançado

Agência Assembleia
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã desta sexta-feira (3), o professor José Ribamar da Silva Júnior, coordenador do Setor de Anestesiologia do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Ele discorreu sobre o trabalho realizado pelo Hospital Veterinário, explicando que se trata de uma instituição “criada para contribuir para que tenhamos uma vida mais saudável para os animais e para toda a nossa sociedade”.
Durante o programa, apresentado pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o entrevistado declarou que o Hospital Veterinário conquistou um crescimento muito grande, ao longo dos últimos anos. E, hoje, dispõe de cerca de 110 pessoas, entre veterinários e demais servidores, diretamente ligadas ao atendimento ao público.
Aniversário do curso
O professor Silva Júnior frisou que, neste ano, o Curso de Medicina Veterinária da Uema completou 51 anos de uma trajetória marcada por excelência, compromisso social e avanços notáveis na área da saúde animal.
“Esse nosso curso da Universidade Estadual do Maranhão foi a primeira escola de Medicina Veterinária do Estado que foi fundada a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do então governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão”, afirmou o coordenador do Setor de Anestesiologia do Hospital Veterinário.
Ele acrescentou que, no dia 14 de junho passado, o curso comemorou 51 anos de conquistas: “São médicos veterinários formados, atuando em diversos setores, como clínica, saúde pública, pesquisa e produção animal, que vem contribuindo para o desenvolvimento do estado com impacto positivo na agropecuária, na saúde e na qualidade de vida da população maranhense”, enfatizou.
O professor frisou também que o médico veterinário não é somente responsável pela assistência clínica e cirúrgica de animais. “A medicina veterinária também cuida de gente. Embora muita gente não saiba, eles trabalham em muitos lugares e em diferentes áreas de atuações tais como: saúde pública, controle da qualidade de alimentos, esporte e na área ambiental”, assinalou o professor Silva Júnior.
O programa na íntegra pode ser acompanhado pelo link:
Mais notícias
Estudantes de Direito da Facam visitam a Assembleia Legislativa e o Memorial do Legislativo Maranhense
Universitários percorreram as instalações da Alema, assistiram palestra sobre o processo legislativo e conheceram o acervo histórico, político…
Projeto Cegonha, que combate o sub-registro no Maranhão, é tema do programa Café com Notícias
Trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, com a parceria de cartórios, órgãos públicos, entidades, parteiras tradicionais e agentes…
Ricardo Arruda solicita Audiência Pública para discutir limites territoriais entre Grajaú e Arame
O parlamentar afirmou que a disputa judicial sobre limites territoriais, que envolve comunidades importantes tem gerado incertezas na…
Aprovado PL de Eric Costa que cria Dia Estadual dos Serviços e Soluções Extrajudiciais nos Cartórios
A proposição visa reconhecer a importância dos cartórios extrajudiciais na oferta de serviços essenciais à população, como inventários,…
Aprovado PL que institui sistema de atendimento à pessoa com autismo
Projeto cria uma rede de apoio articulada entre as áreas da saúde, educação e assistência social
‘Café com Notícias’ destaca ações de conscientização contra o desperdício de alimentos
Coordenadora do programa Sesc Mesa Brasil, Roberta Ribeiro, foi a convidada do programa nesta quinta-feira (2)
Assembleia Legislativa apoia Festejo de Nossa Senhora Aparecida no Cohafuma
Programação inclui missas, procissões, adoração ao Santíssimo, recitação do terço e atividades conduzidas por pastorais
‘Toda Mulher’ destaca Projeto Emanuela voltado ao fortalecimento de políticas de saúde da mulher e da criança
Secretária Deborah Campos destacou a importância do planejamento familiar e das práticas regionais de cuidado para reduzir vulnerabilidades…