03 de outubro de 2025
Projeto Cegonha, que combate o sub-registro no Maranhão, é tema do programa Café com Notícias
Trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, com a parceria de cartórios, órgãos públicos, entidades, parteiras tradicionais e agentes comunitários de saúde, visa garantir o registro de nascimento em todo o Maranhão
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Ações para combater o sub-registro de crianças no Maranhão foi tema de entrevista no programa Café com Notícias desta sexta-feira (3). A jornalista Elda Borges entrevistou Tereza Fonseca, chefe do gabinete da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, que falou sobre o “Projeto Cegonhas: pelo direito de existir”.
Segundo o IBGE, o Maranhão possui uma taxa de 2,51% de sub registros. O Tribunal de Justiça tem contribuído para a redução desse número, com atuação em cartórios e parcerias em maternidades, agentes comunitários de saúde e parteiras tradicionais.
“O Projeto Cegonhas veio com o objetivo de contribuir para a erradicação do sub-registro, por meio da expedição de certidão de nascimento, com a parceria das parteiras tradicionais, agentes comunitários de saúde, entidades religiosas, comunidades e outras representações da sociedade civil”, explicou Tereza Fonseca.
A chefe de gabinete explicou que o projeto atua em rede colaborativa, com as secretarias de Saúde e Direitos Humanos, Corregedoria Estadual, Associação dos Registradores Naturais, Federação Maranhense das Parteiras Tradicionais e Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde.
“O projeto também capacita esses profissionais envolvidos no nascimento da criança, como as parteiras, para que eles ajam colaborando com o combate do sub-registro. Eles providenciam a declaração do nascido vivo, entrega aos pais, e com esse documento, eles registram a criança no cartório”, disse.
O programa pode ser assistido por meio do link:
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar