04 de outubro de 2025
Iracema Vale participa da abertura da campanha ‘Maranhão Rosa’
Iniciativa do Governo do Estado é em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Agência Assembleia
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na quinta-feira (2), da abertura oficial da campanha Maranhão Rosa, iniciativa do Governo do Estado em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Durante o evento, Iracema Vale parabenizou o Governo do Estado e fez um agradecimento especial à primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, pela sensibilidade e protagonismo na condução da campanha.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e de uma forma muito especial, parabenizar a primeira-dama Larissa Brandão, que proporcionou um momento de conscientização, troca de experiências e depoimentos incríveis. Esse é um gesto que demonstra cuidado e compromisso com a saúde das mulheres do nosso estado”, destacou a parlamentar.
A programação de abertura contou com apresentações culturais, roda de conversa, corte de cabelo solidário e show com o grupo de teatro Pão com Ovo. A campanha, coordenada pelas secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES) e de Governo (Segov), oferecerá ao longo de outubro uma série de ações voltadas à saúde e ao bem-estar feminino.
“O mês de outubro rosa não é só um mês de conscientização. É o mês para a gente se lembrar que todos nós somos responsáveis pela saúde de cada mulher maranhense. Para isso, preparamos uma vasta programação não só em São Luís, mas em várias regiões do Maranhão”, afirmou a primeira-dama, Larissa Brandão.
Entre os destaques está a atuação da Carreta da Mulher, unidade móvel que levará atendimentos gratuitos para mulheres em São Luís e outros municípios maranhenses. Os serviços incluem mamografia, consultas ginecológicas e com mastologista, exames preventivos, ultrassonografia, testes rápidos de ISTs, vacinação, além de ações educativas e atividades físicas.

A campanha Maranhão Rosa foi instituída por lei, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Brandão em dezembro de 2024. A norma estabelece uma campanha permanente de conscientização e acesso à informação sobre o câncer de mama e outras doenças que atingem diretamente a saúde da mulher.
Também participaram do evento o governador Carlos Brandão (PSB); a secretária de Estado da Mulher, Abgail Cunha; o deputado federal Pedro Lucas (União Brasil); os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Helena Dualibe (PP); além de outras lideranças e autoridades.
Mais notícias
Mudanças na carga horária de trabalho é tema do programa ‘Contraplano’
Debate exibido pela TV Assembleia reuniu sindicalista e superintendente do Trabalho para discutir impactos sociais e econômicos da…
Acadêmicos de Direito visitam instalações da Alema
Durante a visita, os estudantes percorreram os principais setores do Palácio Manuel Beckman
Osmar Filho visita hospital e reforça apoio à expansão de serviços oncológicos o
Parlamentar estava acompanhado da vereadora Clara Gomes em visita à Fundação Antônio Dino, gestora da unidade de referência…
Junior Cascaria solicita pavimentação asfáltica no Bairro São Benedito em Pedreiras
Deputado ressaltou que a proposta visa atender a uma reivindicação dos moradores, que sofrem com falta de infraestrutura…
Creche-Escola Sementinha inicia Semana da Criança com brincadeiras e muita diversão
Programação continua até a sexta-feira (10), com atividades como banho de piscina, brincadeiras com mangueira, pintura coletiva e…
‘Diário da Manhã’ – Diretor-geral do Detran-MA diz que estão sendo oferecidas 10 mil vagas gratuitas para carteira de motorista no Maranhão
Benefício, segundo Diego Rolim, faz parte do Programa CNH Social, cujo edital foi lançado pelo Governo do Estado,…
Júnior Cascaria discute ações para fortalecer a saúde de Pedreiras e região
Deputado, que estava acompanhado de vereadores, solicitou a realização de mutirões de cirurgias ginecológicas e urológicas, a Carreta…
‘Pautas Femininas’ destaca importância do planejamento como ferramenta de proteção contra a violência patrimonial
Advogada Vívian Bauer explicou como o planejamento pode funcionar como instrumento estratégico de prevenção da violência patrimonial