08 de outubro de 2025

‘Diário da Manhã’ – Gestora do Sindibebidas detalha Plano Contra Metanol em Bebidas no Maranhão 

Presidente do Sindibebidas e diretora da Fiema, Tânia Miyake, destacou que entidade apresentou ações na Expo Indústria

‘Diário da Manhã’ – Gestora do Sindibebidas detalha Plano Contra Metanol em Bebidas no Maranhão 

 Tânia Miyake, presidente do Sindibebida, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia 

A presidente do Sindicato de Bebidas do Maranhão e diretora da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Tânia Miyake, destacou que durante a Expo Indústria, na semana passada, o Sindibebidas apresentou o Plano Contra Metanol em Bebidas no estado. Ela falou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quarta-feira (8).

 A gestora, durante conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, relatou que na Expo Indústria Maranhão 2025, o Sindibebidas articulou um plano para combater a crise do metanol em bebidas, em um esforço conjunto com a Fiema, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae-MA.

A iniciativa, segundo Tânia Miyak, surge após a ocorrência de casos de intoxicação por metanol em São Paulo, que resultaram em mortes e cegueira, reacendendo o alerta para a necessidade de maior fiscalização no setor. 

“Desde 2013, colocamos em ação o plano de regularização de destilados com sucesso, ‘Bebida legal, bebida segura’, e agora estamos recomendando que a fiscalização seja intensificada e haja cobrança por maior rigor na fiscalização de produtos ilegais e falsificados, uma prioridade, especialmente após a exposição das fragilidades no controle de bebidas. Estamos disponíveis também para convênios com fabricante,  com a participação de governantes e sindicato,  para aumentar a segurança das bebidas” afirmou.

A gestora disse também que o Sindibebidas tem promovido campanhas, como ‘O Sindibebidas alerta, diga não ao produto sem registro’, para orientar a população sobre os riscos e a importância de adquirir produtos com origem reconhecida. Além disso  representantes do sindicato participaram de reuniões com autoridades, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para detalhar planos de ação e medidas de combate.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e pelo YouTube.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar