13 de outubro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos de criação de abelhas voltados ao empreendedorismo
O biólogo, geneticista e professor da Uema, José Maurício Dias Bezerra, destacou o mel produzido pela Abelha Tiúba, comum no Maranhão, cuja qualidade é reconhecida nacionalmente
Agência Assembleia / Fotos: J.R.Lisboa
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), o professor José Maurício Dias Bezerra, biólogo e geneticista, que fez uma explanação sobre projetos de criação de abelhas, desenvolvidos na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Em conversa com a apresentadora e radialista Maria Regina Telles, o professor falou sobre a importância do mel produzido pela Abelha Tiúba (Melipona fasciculata), espécie sem ferrão bastante comum no Maranhão e reconhecida nacionalmente pela qualidade.
“O produto oriundo desse tipo de abelha se diferencia por ser mais líquido e aromático, com menor concentração de açúcares”, afirmou o professor José Maurício Dias Bezerra, explicando que, agora, a novidade é que pesquisadores e estudantes da Uema criaram incubadoras para multiplicar colmeias e ampliar a reprodução da espécie.
Acompanhado do estudante Ângelo Barbosa Ferreira Filho, aluno do Curso de Zootecnia, que deu seu testemunho sobre pesquisas realizadas na cidade de Anajatuba, o professor José Maurício Dias Bezerra destacou a relevância da abelha Tiúba para a biodiversidade, cultura e economia maranhense, além de incentivar práticas sustentáveis e empreendedoras ligadas à meliponicultura.

Dia da Abelha Tiúba
O professor José Maurício Dias Bezerra informou que, no Maranhão, anualmente, é celebrado o 9 de setembro como Dia Estadual da Abelha Tiúba, instituído em homenagem ao professor Warwick Estevam Kerr, pioneiro da meliponicultura no Brasil.
“Para nós, essa data representa um momento de valorização e conscientização sobre a importância ecológica e econômica da espécie”, afirmou o professor. Ele assinalou que a Uema desenvolve pesquisas com o objetivo de investigar a cadeia produtiva do mel no Maranhão, para compreender os desafios enfrentados pelos produtores de mel de abelhas africanizadas e de abelhas indígenas sem ferrão.
“Esta tem sido uma iniciativa crucial para analisar o cenário atual da apicultura e meliponicultura no Maranhão, considerando a riqueza dos ecossistemas locais e os desafios enfrentados pelos produtores. O mel, um produto nobre, é resultado do trabalho das abelhas, e apesar de sua importância e potencial, os produtores encontram obstáculos que dificultam o pleno desenvolvimento dessas atividades”, frisou o professor.
Ele assinalou, também, que a Uema atua ativamente na área de pesquisa, compartilhando sua vasta experiência nos estudos e na criação de abelhas africanizadas e de abelhas sem ferrão, especialmente a Tiúba, uma das espécies mais tradicionais e comumente criadas no estado.
“Essa iniciativa demonstra o compromisso da Uema e de várias instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável da apicultura e meliponicultura no Maranhão, buscando superar os desafios e explorar as oportunidades para o crescimento do setor e o fortalecimento da economia local”, ressaltou o professor José Maurício Dias Bezerra.
A entrevista completa pode ser acompanhada pelo link:
Mais notícias
Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’
Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…
Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil
Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares
‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema
A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira
Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela
Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…
Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim
Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas