14 de outubro de 2025

‘Contraplano’ aborda contaminação de bebidas por metanol e alerta para riscos à saúde

Programa destacou os impactos à saúde e à economia, além de divulgar medidas de prevenção e estratégias de fiscalização das bebidas alcóolicas

‘Contraplano’ aborda contaminação de bebidas por metanol e alerta para riscos à saúde

Ismael Gama conversou com a presidente do Sindibebidas/MA, Tânia Miyake; o gerente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz; e o produtor de bebidas destiladas, Jorge Fortes

Agência Assembleia

O programa “Contraplano”, exibido nesta terça-feira (14) pela TV Assembleia, trouxe à pauta um tema que tem gerado grande preocupação em todo o país: a contaminação de bebidas por metanol. O debate reuniu a empresária e presidente do Sindicato dos Vendedores de Bebidas do Maranhão (Sindibebidas/MA), Tânia Miyake; o gerente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edmilson Diniz; e o empresário e produtor de bebidas destiladas, Jorge Fortes.

Sob a mediação do apresentador Ismael Gama, a discussão teve como objetivo alertar a sociedade sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas, os impactos à saúde e à economia, além de divulgar medidas de prevenção e estratégias de fiscalização.

Nos últimos meses, o Brasil registrou uma série de denúncias sobre contaminação por metanol, especialmente no estado de São Paulo. A substância, usada de forma irregular na produção de bebidas, é altamente tóxica e pode causar cegueira e até morte.

Durante o programa, Tânia Miyake destacou que o setor maranhense recebeu as notícias “com apreensão”, mas que rapidamente buscou ações conjuntas com sindicatos e entidades como a Abrasel Maranhão para investigar e propor soluções. “Qualquer bebida, destilada ou não, deve seguir protocolos rigorosos e ser registrada para chegar ao consumidor. Essa adulteração precisa ser investigada com seriedade”, afirmou.

O produtor Jorge Fortes ressaltou que os fabricantes maranhenses seguem as normas legais e mantêm diálogo constante com órgãos fiscalizadores, como o Ministério da Agricultura. “Esses casos impactam toda a cadeia produtiva. O consumidor precisa ter a certeza de que o produto que consome é certificado”, explicou.

Já Edmilson Diniz, da SES, classificou a situação como uma emergência de saúde pública e defendeu ação coordenada entre órgãos de fiscalização e vigilância sanitária. “É preciso garantir uma fiscalização severa, monitorar o comércio e orientar os serviços de saúde para identificar e notificar casos suspeitos de intoxicação por metanol. Assim, conseguimos rastrear a origem e a qualidade desses produtos”, pontuou.

Como identificar uma bebida adulterada

Os convidados também alertaram sobre os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar ou consumir bebidas alcoólicas. De acordo com Jorge Fortes, a presença de certificação e lacres originais na embalagem são os primeiros sinais de segurança. “Sempre verifique se o produto tem lacre e selo de certificação. Em casos de dúvida, evite o consumo.”

Edmilson Diniz complementou que o consumidor deve buscar fornecedores legalizados e observar aspectos visuais do produto. “Desconfie de bebidas vendidas por pessoas físicas sem registro. Verifique o cheiro, a cor e o estado da tampa. Em bares e restaurantes, peça para ver a garrafa antes do preparo do drink”, orientou.

O programa destacou ainda a importância da conscientização da população e do fortalecimento da fiscalização, para que práticas criminosas sejam coibidas e os responsáveis punidos.

O ‘Contraplano’ vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, Max TV canal 17 e Sky canal 309). As entrevistas são reprisadas durante a programação e também estão disponíveis nas plataformas digitais da emissora.

Mais notícias

Osmar Filho entrega óculos do programa ‘Cuidar dos Olhos’ em São José de Ribamar

Programa tem se destacado como uma importante iniciativa social no estado

CCJ aprova MP que cria programa especial de pagamento de débitos de IPVA e ITCD

Proposta visa oferecer condições facilitadas para que os contribuintes maranhenses regularizem seus débitos com o fisco estadual

Junior Cascaria celebra operação tapa-buraco na MA-381

Estrada liga os municípios de Pedreiras e Joselândia, no Médio Mearim.

Aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’

Secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luís Henrique Lula, foi o entrevistado desta terça-feira

Deputado Osmar Filho promove alegria no Dia das Crianças em São Luís

Evento, em parceria com a vereadora Clara, celebrou a data com brincadeiras, inclusão, sorteios e distribuição de brinquedos…

Elema promove curso de Comunicação e Oratória para servidores e público externo

Realização do curso segue uma das diretrizes da gestão da presidente Iracema Vale e fortalece o papel da…

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de óculos em Matinha e Olinda Nova

A iniciativa tem beneficiado milhares de pessoas com consultas oftalmológicas, encaminhamentos para cirurgias e fornecimento gratuito de óculos,…