20 de outubro de 2025
Comissão de Saúde da Assembleia aprova relatórios quadrimestrais da Secretaria de Estado da Saúde referentes ao 1º e 2º Quadrimestres de 2025
Relatório foi apresentado pelo secretário de Saúde, Thiago Fernandes, durante reunião com parlamentares que compõem a comissão, nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa; secretário destacou os avanços ocorridos na pasta em diversas áreas

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão reuniu-se, nesta segunda-feira (20), na Sala das Comissões, para analisar e deliberar sobre o Primeiro e o Segundo Relatórios Quadrimestrais de Atividades de 2025 da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O documento foi aprovado pela comissão.
A reunião foi conduzida pelo deputado Adelmo Soares (PSB), vice-presidente da Comissão, e contou com a presença dos deputados Wellington do Curso (Novo), Júnior Cascaria (Podemos) e Júlio Mendonça (PCdoB).
A apresentação dos relatórios foi feita pela equipe técnica da SES, sob a liderança do secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes, que destacou as principais ações e indicadores de desempenho da rede estadual de saúde no primeiro semestre do ano.
O secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes, apresentou o panorama das ações estratégicas no âmbito da atenção e assistência à saúde, com ênfase na ampliação da frota de ambulâncias, na qualificação da assistência, e no fortalecimento das redes de atenção por meio da realização de procedimentos de alta complexidade, como transplantes, cirurgias eletivas e consultas especializadas.
O secretário destacou a entrega de ambulâncias e veículos para unidades regionais de saúde, a expansão do serviço de hemodiálise em Santa Inês, a ampliação do Hospital Regional de Açailândia, a realização de mais de 72 mil cirurgias e consultas e a execução de 24,5 mil exames ao longo do período analisado. Ele enfatizou, ainda, a realização do primeiro transplante de fígado da rede estadual de saúde, considerado um marco histórico para o Maranhão.
“Esse feito simboliza uma nova era da assistência pública no estado, fruto da dedicação das equipes médicas e técnicas e da modernização dos nossos serviços hospitalares”, afirmou o secretário.
Além disso, a SES distribuiu medicamentos e fórmulas infantis especiais, e realizou 56 auditorias nas áreas de atenção básica, apoio administrativo e investimentos em saúde.
Durante a exposição, o secretário Thiago Fernandes também apresentou dados sobre oferta e produção de serviços, auditorias realizadas e em execução, além do montante e das fontes dos recursos aplicados pela pasta.
Os relatórios utilizam como referência informações de sistemas nacionais e estaduais, como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o Sistema de Internação Hospitalar, o Sistema de Informação Territorial e o Sistema de Monitoramento de Saúde.
Debate e transparência
Durante a reunião, o deputado Adelmo Soares enfatizou o papel da Comissão como elo entre a sociedade e o Poder Executivo e a importância da transparência na prestação de contas com a Assembleia e a sociedade. “Nosso compromisso é acompanhar de perto o desempenho da saúde pública no Maranhão e cobrar, sempre que necessário, ações que resultem em mais qualidade e eficiência no atendimento à população. E o compromisso da SES é prestar contas à sociedade da execução da política pública de saúde. Nosso foco é melhorar cada vez mais a prestação desse serviço público essencial à população maranhense”, disse.
O deputado Wellington do Curso destacou a importância da análise detalhada dos números e defendeu a ampliação do acompanhamento legislativo sobre o sistema de saúde. “Sabemos que o SUS é um direito de todos, mas ainda há muito a ser corrigido e aprimorado. Temos uma luta permanente no combate ao câncer, às endemias e às doenças raras. Também precisamos discutir os problemas enfrentados por mães atípicas com os planos de saúde, que têm negligenciado atendimentos essenciais”, afirmou. O parlamentar propôs, inclusive, a realização de uma audiência pública na Assembleia para debater o tema.
O deputado Júlio Mendonça ressaltou que a análise dos relatórios quadrimestrais é fundamental para garantir a transparência e a fiscalização dos recursos públicos aplicados na saúde.
Com a aprovação dos relatórios, a Comissão de Saúde reafirmou o compromisso do Parlamento maranhense com o controle social e a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde no estado.
Mais notícias
Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras
Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município
‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…
Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter
Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda
Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão
Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…
Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior
Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…
Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió
Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa
homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa, Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac
Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas
Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada