21 de outubro de 2025

Especialista destaca, no ‘Diário da Manhã’, a atuação de associação para a garantia de direitos aos usuários por planos de saúde

A presidente da ADUSP-MA, Alcione Costa, destacou o trabalho voltado, principalmente, para as famílias atípicas, que têm membros com transtornos, como o autismo; deficiências e doenças raras

Especialista destaca, no ‘Diário da Manhã’, a atuação de associação para a garantia de direitos aos usuários por planos de saúde

O apresentador Ronald Segundo recebeu Alcione Costa na edição desta terça-feira do Diário da Manhã

Agência Assembleia

A presidente e fundadora da Associação dos Usuários de Planos de Saúde
e Sistema Único de Saúde do Maranhão (ADUSP-MA), Alcione Costa, que é doutora em políticas públicas, foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia, desta terça-feira (21). Ela falou sobre a atuação da associação para a garantia dos direitos dos usuários pelos planos de saúde e a defesa dos direitos de pessoas com transtornos atípicos, como autismo, e doenças raras. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.

“O atendimento deveria ser prioridade, mas existe uma máquina destruindo as nossas políticas públicas voltadas para a área, principalmente para os vulneráveis, e, nesse sentido, para as pessoas autistas. Em nossa luta, está atuação contra a mercantilização do direito à saúde, as negativas de cobertura e cancelamentos indevidos por planos de saúde, além da defesa dos direitos de pessoas com deficiência e doenças raras”, afirmou Alcione Costa.

No bate-papo com o jornalista e apresentador, Ronald Segundo, a especialista explicou que a entidade vem atuando no sentido de apoiar a vulnerabilidade das famílias atípicas frente à horizontalidade da saúde, um tema que aborda os desafios que essas famílias enfrentam ao tentar acessar um sistema de saúde que, embora teoricamente universal e equitativo [horizontal], falha em reconhecer suas necessidades específicas e complexas.

De acordo com Alcione Costa, uma família atípica é aquela que tem um ou mais membros com necessidades especiais, seja por deficiência física, intelectual, transtornos do desenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista – TEA), ou outras condições crônicas que requerem cuidados específicos e contínuos.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além de no canal do Youtube.

Mais notícias

Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras

Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município

‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente

Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…

Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter

Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão

Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…

Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior

Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…

Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió

Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município

Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa

homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa,  Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac

Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas

Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada