21 de outubro de 2025

Assembleia aprova Política de Atenção e Apoio ao Envelhecimento Ativo no Maranhão

O PL estimula a participação dos idosos em atividades culturais e sociais, o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção da saúde na terceira idade

Assembleia aprova Política de Atenção e Apoio ao Envelhecimento Ativo no Maranhão

Deputado Wellington do Curso é autor do Projeto de Lei 627/2023, que institui a Política de Atenção ao Envelhecimento ativo

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (21), o Projeto de Lei nº 627/2023, de autoria do deputado Wellington do Curso (NOVO), que institui a Política de Atenção e Apoio ao Envelhecimento Ativo no Estado. A proposta tem objetiva promover o envelhecimento saudável da população idosa maranhense, por meio de ações que garantam mais qualidade de vida e incentivo à autonomia. O texto segue agora para sanção governamental.

De acordo com o projeto, considera-se idoso todo indivíduo com 60 anos ou mais, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A política será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, e prevê a possibilidade de o Poder Executivo firmar convênios com empresas, organizações não governamentais e outras esferas governamentais para o desenvolvimento das ações propostas.

Entre as diretrizes da política estão a conscientização da sociedade sobre a importância do envelhecimento saudável, a oferta de atividades físicas, esportivas, culturais e educacionais para combater o sedentarismo e o isolamento social, e a criação de Centros de Atividades em todas as regiões do Estado, com foco na prática regular de exercícios e na promoção do bem-estar. 

O projeto também estimula a participação dos idosos em atividades culturais e sociais, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a disseminação de informações sobre a prevenção de doenças e a promoção da saúde na terceira idade.

A proposta ainda prevê o fortalecimento do acesso a serviços de saúde preventiva e de autocuidado, a formação de cuidadores comunitários para atendimento domiciliar, a implantação de ciclovias, rotas de caminhadas e áreas de lazer voltadas à população idosa, além da criação e reforma de espaços públicos destinados à convivência. 

Inclusão

Além disso, também está prevista a concessão de incentivos do Poder Público a empresas que contratarem trabalhadores idosos e o estímulo à inclusão digital por meio de cursos e capacitações em tecnologia da informação.

O texto ressalta que o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com instituições de ensino, universidades, entidades do terceiro setor e empresas interessadas em colaborar na execução das ações e objetivos da política. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário.

Mais notícias

Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande

Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…

Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras

Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…

Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão

Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…

Alema faz minuto de silêncio em memória do ex-deputado e ex-prefeito de Pinheiro, Dedeco Mendes

Pedido de homenagem póstuma foi feito pelo deputado João Batista Segundo

Dezembrite: psicóloga explica ansiedade de fim de ano no ‘Café com Notícias’

Psicóloga Caroline Leite explicou o significado da síndrome, como se manifesta e quais as estratégias para ajudar a…

Osmar Filho se reúne com prefeito Nilton Everton e lideranças sobre demandas para Matinha

Encontro, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, foi realizado para que representantes da região apresentassem…

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE