29 de outubro de 2025
‘Toda Mulher’ destaca importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Entrevistada foi a médica ginecologista Mariana Freire
Agência Assembleia
O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (29), pela TV Assembleia, abordou um tema fundamental dentro da campanha Outubro Rosa: a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama. A apresentadora Márcia Carvalho recebeu a médica ginecologista Mariana Freire, que reforçou a importância do rastreamento, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis como medidas essenciais na luta contra a doença.
Durante a entrevista, a especialista explicou as recomendações atualizadas para a realização da mamografia. “O Ministério da Saúde trouxe uma nova regra este ano. Antes, a recomendação era que o exame deveria ser feito a cada dois anos por mulheres de 50 a 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendava que esse rastreio começasse a partir dos 40 aos 74 anos, com exames preventivos anuais. Atualmente, seguimos o esquema proposto pela SBM”, destacou Mariana.
Segundo a médica, embora o público prioritário continue sendo mulheres a partir dos 50 anos, há um aumento de casos em pacientes mais jovens, entre 40 e 49 anos. “Isso se deve, em parte, ao estilo de vida e ao maior acesso aos exames que permitem o aumento dos dados. Hoje, cerca de 20% dos casos ocorrem nessa faixa etária, sendo a maior prevalência entre 50 e 59 anos”, explicou.
Mariana também alertou para os fatores de risco modificáveis, que podem antecipar o aparecimento da doença. “Sempre digo que existem fatores que podemos mudar e outros que não. Por isso, devemos focar nos que estão ao nosso alcance: evitar o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo. A prática de atividade física pelo menos três vezes por semana, especialmente exercícios aeróbicos, é fundamental”, ressaltou.
A médica lembrou ainda que o estilo de vida moderno tem impacto direto no diagnóstico precoce. “O consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, está relacionado não só ao câncer de mama, mas a outros tipos também. Toda mudança de estilo de vida faz diferença na prevenção”, pontuou.
Sobre o fator genético, Mariana explicou que a hereditariedade responde de 10% a 15% dos casos de câncer de mama. “Quando há parentes de primeiro grau afetados, como mãe ou irmã, é importante individualizar o início do rastreamento, levando em conta o histórico familiar”, orientou.
Encerrando a entrevista, a médica fez um alerta sobre a baixa adesão aos exames preventivos. “Infelizmente, muitas mulheres ainda esperam o aparecimento dos sintomas para procurar ajuda. Quando o câncer é descoberto no início, o tratamento é menos agressivo, os custos são menores e a taxa de cura é muito mais alta. O recado é claro: não espere a doença aparecer, previna-se. A prevenção salva vidas, seja no câncer de mama ou no de colo do útero”, concluiu.
O programa “Toda Mulher” vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), trazendo pautas voltadas à saúde, aos direitos e ao protagonismo das mulheres maranhenses.
Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios
Psicóloga alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre o aumento do tabagismo e a importância do exercício físico para a saúde mental
Segundo Miryan Lacerda, o uso do cigarro comum e eletrônico é altamente prejudicial, pois causa dependência química e…