29 de outubro de 2025
Assembleia sedia evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral
Evento foi realizado pela plataforma Casa Amabilitar, com apoio da deputada estadual Helena Duailibe
Agência Assembleia
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) – 29 de outubro – foi realizado, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, o painel ‘AVC: do diagnóstico à reinserção’. O evento ocorreu nesta quarta-feira (29) e foi realizado pela plataforma Casa Amabilitar, com apoio da deputada estadual Helena Duailibe (PP).
A iniciativa reforça a importância da conscientização acerca da doença que, segundo estatísticas, é uma das principais causas de morte no Brasil. “Uma a cada quatro pessoas vai sofrer um AVC, e a cada seis segundos uma pessoa morre. Então é uma causa urgente, que pouco se fala, porque precisa de todo o cuidado e orientação necessária para reconhecer o diagnóstico e proceder com o tratamento”, destacou a fundadora da Casa Amabilitar, Kelly Bontempo.
A Casa Amabilitar é uma plataforma digital que nasceu das necessidades da fundadora, após o marido ter sofrido um AVC, há cinco anos. “Somos uma plataforma digital com soluções para pós-diagnóstico de AVC. Uma curadoria de profissionais da saúde que trabalha com reabilitação neurológica, que está nesta plataforma para ajudar pacientes familiares”, explicou Kelly Bontempo.
Para a deputada Helena Duailibe, é necessário intensificar ações de prevenção e tratamento do AVC junto aos poderes Executivo, Legislativo e instituições. “Para que a gente trate de forma correta uma doença que é muito grave, que incapacita pessoas e deixa sequelas, precisamos, como profissionais de saúde e integrantes do Legislativo, trazer para essa Casa, que é onde nós podemos ajudar as pessoas de uma forma efetiva, políticas públicas sejam ampliadas e voltadas para a prevenção e tratamento do AVC”, destacou a deputada.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, profissionais de saúde, familiares e pessoas que sofreram AVC. Da programação constaram palestra sobre aspectos da vida após AVC, proferida por Kelly Bontempo; panorama da doença no país e formas de prevenção e tratamento da doença, explanada pela médica neurologista Francieli Goulart; além dos direitos assegurados por lei a estes pacientes, pelo advogado Vinícius Farias.

A médica Francieli Goulart explicou que o AVC no Brasil é um problema de saúde pública. “Por isso mesmo, o maior enfoque é a prevenção. Mas, quando tiver que tratar, que a população saiba reconhecer os sintomas para ter o tratamento adequado, pois um diagnóstico rápido é fundamental”, destacou Francieli Goulart.
O Acidente Vascular Cerebral tem como principais sinais de alerta a fraqueza ou formigamento em um lado do corpo, dificuldade de fala, confusão, problemas de visão ou equilíbrio, e dor de cabeça súbita e intensa. Ao notar esses sintomas, deve-se buscar atendimento médico de urgência imediatamente, ligando para o SAMU (192), pois o atendimento rápido é crucial para aumentar as chances de recuperação.
Mais notícias
Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias
Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica
Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público
Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE
Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado
Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva
Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor
Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia
‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo
Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira
‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital
Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…
Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’
Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…