31 de outubro de 2025
Assembleia homenagem ao Dia da Reforma Protestante em sessão solene
Na ocasião, também foram agraciados com a Medalha Manuel Beckman os pastores Flávio Carvalho de Araújo, Jefté Lima Cavalcante, José Cutrim Gomes e Wilson Dantas Ribeiro
Agência Assembleia
Uma sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta sexta-feira (31), no Plenário Nagib Haickel, marcou o Dia da Reforma Protestante e concedeu a Medalha Manuel Beckman aos pastores Flávio Carvalho de Araújo, Jefté Lima Cavalcante, José Cutrim Gomes e Wilson Dantas Ribeiro. A proposição foi da deputada Mical Damasceno (PSD), que presidiu o ato.
A solenidade foi iniciada com a apresentação de um vídeo sobre a Reforma Protestante, um movimento religioso que começou no século XVI, liderado por Martinho Lutero e dividiu a cristandade ocidental entre católicos romanos e protestantes.
A sessão solene contou com as presenças de autoridades, políticos e fiéis de diversas denominações religiosas da capital e do interior do estado. Marcado por cânticos e orações, o evento emocionou os presentes.
“Hoje é uma data marcante para a história do cristianismo que, por meio da Reforma Protestante, veio abrir os olhos e mostrar que a salvação é pela fé. E a gente aproveitou essa sessão solene para homenagear ministros do Evangelho que têm desenvolvido um trabalho brilhante aqui no estado do Maranhão”, destacou a deputada Mical Damasceno.

Reconhecimento
Um dos agraciados com a Medalha Manuel Beckman foi o pastor Jefté Cavalcante, presidente da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus (Comadesma). Para ele, receber a honraria representa reconhecimento para os cristãos. “A história do cristianismo tem um destaque marcante com a Reforma Protestante. Então, estar na Assembleia Legislativa, essa casa de leis do nosso estado, recebendo tamanha honraria, torna ainda maior a responsabilidade de continuar esse legado do ministério, das missões, de fazer a obra do Senhor”, destacou Jefté Cavalcante.
Compartilhando da mesma emoção, o pastor Flávio Carvalho de Araújo, da Assembleia de Deus em Balsas, ressaltou a importância da data para os protestantes. “Receber essa medalha hoje, data que é um marco porque dia 31 de outubro é o dia da Reforma Protestante, para nós, marca também nossa história, não apenas conhecida no meio evangélico, mas em todo Estado, por meio da Assembleia Legislativa. Então, somos muito gratos”.
O pastor Wilson Dantas, da Assembleia de Deus Conjunto Vitória, de Imperatriz, também destacou a importância de receber a condecoração no Dia da Reforma Protestante. “Representa muito para nós, especialmente nesse dia simbólico. Levaremos com muito orgulho essa homenagem, honraremos todos os dias fazendo um trabalho cada vez mais propositivo, a fim de que Deus seja anunciado e conhecido pelo maior número de pessoas no Maranhão”, disse o pastor.

Gratidão
O pastor José Cutrim Gomes, presidente da Assembleia de Deus Monte Horebe, disse estar com o coração repleto de gratidão e alegria por receber a honraria. “Estou feliz por este dia e pela homenagem, que também é para a igreja como um todo. Com certeza, essa honraria não pertence somente a mim, não é uma conquista individual, mas de todo o ministério e de todos os nossos irmãos em Cristo no Maranhão”.
A Reforma
Celebrada no dia 31 de outubro, a Reforma Protestante questionou práticas e doutrinas da Igreja Católica, como a venda de indulgências e a autoridade papal. Em 1517, Lutero publicou suas 95 Teses, dando início a um amplo debate que resultou na criação de novas igrejas cristãs, conhecidas como protestantes.

Mais notícias
Deputada Helena Duailibe promove seminário sobre a importância da preservação da água
Evento reuniu especialista e representantes da sociedade civil que discutiram ações e políticas públicas voltadas à área
Cláudio Cunha agradece ao governador por obras no Litoral e destaca investimentos em Cururupu
Parlamentar ressaltou a importância da reforma da ponte que interliga Cururupu a outros quatro municípios da região
Adelmo Soares anuncia ação social voltada à oferta de cursos para mulheres em Caxias
O deputado informou que abrirá um gabinete social na cidade, voltado exclusivamente para atendimento à beleza da mulher
Sustentabilidade na Prática debate pesquisa sobre manguezais
Entrevistado foi o professor Denilson da Silva Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do…
Assembleia decreta ponto facultativo nesta quarta e quinta-feira
Informação consta da Resolução Administrativa n.º 198/2026
Alema aprova projeto que institui política de oncologia infantil
Projeto de Lei 044/2025 é de autoria do deputado Wellington do Curso
Aprovado projeto que cria política de Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência
Objetivo é ampliar inclusão educacional com recursos tecnológicos que favoreçam acessibilidade e desenvolvimento pleno de alunos com deficiência
Aluízio Santos repercute entrega de obras em Chapadinha e Tutóia
Equipamentos foram entregues no último fim de semana durante a passagem do deputado por esses municípios