04 de novembro de 2025
Sessão solene celebra promulgação de lei que reconhece paciente renal crônico como PcD
Proposto pelos deputados Andréia Rezende e Wellington do Curso, ato reuniu representantes de entidades, pacientes e profissionais de saúde
Agência Assembleia
Em homenagem à promulgação da Lei 12.575/2025, que reconhece o paciente renal crônico como Pessoa com Deficiência (PcD), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene proposta pelos deputados Andréia Rezende e Wellington do Curso. O ato ocorreu nesta terça-feira (4), no Plenário Nagib Haickel, reunindo representantes de entidades, pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Originária de um projeto de lei de autoria do deputado Wellington do Curso, a iniciativa chegou a ser arquivada, mas com o reforço da deputada Andréia Rezende que, ao lado do colega e a pedido de associações representativas de pacientes com a doença, atuou para seu desarquivamento e posterior sanção.
“Nos juntamos ao deputado pedindo o desarquivamento, porque esta é uma lei que vai trazer uma série de direitos que o paciente renal ainda não tinha e que, no momento que o reconhecemos como pessoa com deficiência, ele passa a ter”, explicou a parlamentar.

Para a deputada, a legislação acerca dos direitos para pessoas com deficiência ainda precisa ser ampliada, embora haja avanços. “Por isso, considero que é uma lei muito importante e que vai melhorar a vida de muitas pessoas e fortalecer esses pacientes para que busquem mais direitos. Esta lei também vem reforçar as políticas públicas e ampliar as formas de tratamento desta doença”, salientou Andréia Rezende.
Sobre a solenidade, o deputado Wellington do Curso observou ser resultado da união das vozes dos parlamentares e da sociedade organizada no setor da saúde. “Nós somamos as nossas vozes para fazer uma sessão solene e divulgar uma lei que classifica como PcDs as pessoas que fazem tratamentos renais crônicos no estado do Maranhão”, atestou o deputado
Wellington do Curso se solidarizou com a dor e o sofrimento dos pacientes que, muitas vezes, precisam se deslocar de suas cidades para fazer tratamento em São Luís.

Lei
A Lei 12.575/2025, promulgada pelo governador Carlos Brandão em maio deste ano, classifica o doente renal crônico como Pessoa com Deficiência para fins de obtenção de direitos assegurados na Constituição do Maranhão.
Segundo a legislação, são considerados pacientes renais crônicos aqueles submetidos a hemodiálise e portadores de moléstia renal grave com prescrição médica contínua de diálise, bem como transplantados renais. Ainda conforme a lei, as organizações representativas destes pacientes terão legitimidade para acompanhar seu cumprimento.
O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Maranhão, Dyego Brito, explicou que os pacientes renais crônicos vão apresentando, ao longo do tempo, uma série de limitações que exigem que ele seja visto pela sociedade de uma forma diferente.
“Para que ele possa também ser acolhido, ter seus direitos respeitados, assegurados. Então, essa lei que hoje estamos aqui para comemorar, é uma vitória também para esse grupo de pacientes que passam a ser reconhecidos pelo que são: pessoas com deficiência e é assim que devem ser vistos perante a sociedade”.
Mais notícias
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas
Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio
Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…