10 de novembro de 2025
Transição agroecológica e desenvolvimento agrário tratados no‘Sustentabilidade na Prática’
Assuntos foram tratados pela superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do MDA, Suziane Machado
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramosa
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’ desta segunda-feira (10), na Rádio Assembleia, entrevistou a superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Suziane Machado. Ela falou sobre a atuação do órgão na agricultura familiar em comunidades tradicionais e também sobre a participação do órgão na COP 30, evento que discute mudanças climáticas em Belém, no Pará.
De acordo com a superintendente, o MDA vem alinhando ações que envolvem a agricultura familiar e comunidades tradicionais, em parceria com outros órgãos, como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
“As quebradeiras de coco, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, todos podem buscar orientação no INCRA, em caso de regularização de terras federais, ou nas unidades técnicas regionais. Aqui no Maranhão, a superintendência é localizada na sede do Iterma, resultado de parceria entre os governos federal e estadual”, informou, em conversa com a radialista Maria Regina Telles.
Durante a entrevista, Suziane Machado também abordou sobre a transição agroecológica. Ela explicou que as ações do MDA envolvem iniciativas que capacitam o agricultor a deixar de depender de agroquímicos e outras práticas irregulares, como as queimadas.
“Nós capacitamos e apresentamos outras alternativas para que o agricultor mude sua prática agrícola, com a troca de substâncias químicas por naturais, por exemplo. Essa é a transição agroecológica”, pontuou.
Participação na COP 30
O Maranhão está participando de painéis na COP 30. Com o tema “Saberes e receitas de povos tradicionais” e “Adaptação e Bioeconomia”, que contará com a participação do INCRA.
“O INCRA apresentará um projeto sobre energia solar em comunidades quilombolas, o qual já temos um projeto piloto em fase de estudo para execução aqui no Maranhão”, disse.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar