12 de novembro de 2025

Carlos Lula denuncia recorde de desmatamento e cobra do governo do estado a implementação da lei climática estadual

Deputado alerta que o Maranhão chega à COP30 como o estado que mais desmata no Brasil e o último no ranking nacional de sustentabilidade

Carlos Lula denuncia recorde de desmatamento e cobra do governo do estado a implementação da lei climática estadual

Deputado Carlos Lula durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão

Assecom / Dep. Carlos Lula

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) fez um duro alerta sobre a situação ambiental do Maranhão, que chega à COP30, em Belém (PA), com o pior índice de sustentabilidade ambiental do país, segundo o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP). O parlamentar cobrou do Governo do Estado a implementação imediata da Lei nº 12.301/2024, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas.

“O Maranhão chega à COP30 com um alerta que não pode ser ignorado. Somos, hoje, o estado que mais desmata no Brasil. E, ao mesmo tempo, o último colocado no ranking de sustentabilidade ambiental do CLP”, destacou Carlos Lula.

A lei, considerada uma das mais avançadas do país, prevê metas de neutralização de carbono até 2050, incentivos à energia limpa, pagamento por serviços ambientais e a criação do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima. No entanto, mais de um ano após sua sanção, nenhum desses instrumentos foi colocado em prática.

“Nenhuma lei, por melhor que seja, se sustenta sem execução e sem vontade política. Desde a sua sanção, a Lei nº 12.301 não foi implementada. O Fórum Maranhense de Mudanças do Clima não foi criado. Nenhum plano setorial foi elaborado. Nenhum instrumento foi regulamentado”, afirmou o deputado.

Carlos Lula criticou a ausência de protagonismo do Maranhão em um momento em que líderes globais debatem a crise climática na COP30. Para ele, o governo desperdiça uma oportunidade histórica de reposicionar o estado no cenário ambiental e econômico.

“A COP30 é o momento de o Maranhão se colocar no mapa da sustentabilidade. Temos base legal, potencial natural e capital humano. Falta transformar norma em política pública efetiva, relatório em investimento, ranking em reação”, disse Lula.

O parlamentar também ressaltou que o desmatamento em expansão não é apenas uma ameaça ambiental, mas também um problema econômico e social, que afeta comunidades tradicionais, agrava as mudanças climáticas e compromete a imagem do estado.

“O tempo da omissão acabou. Não podemos mais aceitar que o Maranhão continue desmatando o futuro. Está nas nossas mãos fazer do Maranhão uma referência, não pela destruição, mas pela coragem de reconstruir”, finalizou o deputado Carlos Lula.

Maranhão lidera desmatamento em 2025

De acordo com dados recentes do MapBiomas e do CLP, o Maranhão lidera o ranking nacional de desmatamento e ocupa a 27ª posição (último lugar) em sustentabilidade ambiental, seguido por Piauí (26º) e Tocantins (25º).

O levantamento aponta que o estado perdeu milhares de hectares de cobertura vegetal apenas no primeiro semestre de 2025, agravando a crise hídrica e aumentando as emissões de gases de efeito estufa.

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares é homenageado pelo Clube das Samaritanas da Loja Maçônica Duque de Caxias

Homenagem é um reconhecimento às contribuições que o parlamentar tem dado às Samaritanas, que realizam um importante papel…

‘Em Discussão’ detalha a Operação Lei Seca, que cobrirá a Grande Ilha

Blitze serão realizadas durante o Pré-Carnaval e o Carnaval, nas principais avenidas da Região Metropolitana, por equipes do…

Especialista alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre os males do cyberbullying

Enne Thomé afirmou que esse fenômeno é perene, acompanha a vítima 24 horas e exacerba o sofrimento, falou…

Fibromialgia e direitos dos pacientes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ 

Condição complexa, a doença exige tratamento multidisciplinar e foi reconhecida legalmente como deficiência, o que garante aos pacientes,…

Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão

O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense

Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema

O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…

Gabinete Militar da Assembleia realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026

Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças

Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…