18 de novembro de 2025

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH Social cumpra seu papel social

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

Deputado Carlos Lula falou sobre o assunto da tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (18)

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) defendeu, nesta terça-feira (18), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, que o programa ‘CNH Social’ seja transformado em política pública permanente, com expansão significativa do número de vagas ofertadas anualmente. A manifestação ocorreu durante a votação que converteu a Medida Provisória 510/2025 na Lei 008/2025, que regulamenta a nova etapa do programa.

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH Social cumpra seu papel social. Lula destacou que o programa recebeu 317 mil inscrições, das quais 202 mil pessoas estavam aptas, mas apenas 10 mil vagas foram disponibilizadas em 2025.
“Isso significa que 97% dos inscritos ficaram de fora. Esse número mostra o tamanho da necessidade do nosso povo e a urgência de ampliar esse benefício”, afirmou.

Durante o discurso, Carlos Lula também leu mensagens enviadas por maranhenses em suas redes sociais. Entre elas, o agradecimento de um morador de Pio XII pela seleção de 49 beneficiados no município, e o desabafo de uma moradora de outra localidade, que agradeceu ao deputado, mas lamentou que sua região não teve nenhum contemplado.

“Essas mensagens representam o sentimento de milhares de maranhenses que sonham com a habilitação para trabalhar, estudar e buscar melhores condições de vida”, destacou o parlamentar.

Diante desse cenário, Carlos Lula defendeu que o Governo do Estado estabeleça metas progressivas, chegando a 30 mil vagas por ano, a fim de reduzir o déficit ao longo da próxima década. Ele também propôs maior uniformidade nos critérios de seleção, avaliações anuais de impacto social e mecanismos para garantir a continuidade do programa independentemente da gestão estadual.

“A CNH Social é um programa essencial e transformador. Precisamos torná-lo permanente, com vagas suficientes para atender a demanda real do Maranhão. Governar é escolher, e eu escolho o povo maranhense”, declarou.

Com a aprovação da nova lei, o deputado espera que o Governo amplie a capacidade do programa, garantindo que mais maranhenses tenham acesso ao documento que pode representar emprego, renda e oportunidade.

Mais notícias

Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA

Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…

CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu

Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)

Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’

Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações

Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal

Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão

Deputados aprovam projeto que zera taxas da primeira habilitação no Maranhão

De acordo com o texto aprovado, a iniciativa beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do…

Plenário faz minuto de silêncio em homenagem ao servidor Chiquinho Porfírio e ao professor Winston Campos

As solicitações foram feitas pela presidente Iracema Vale e pelo deputado Wellington do Curso

‘Café com Notícias’ destaca a Rede Nacional de Dados em Saúde e seus impactos no Maranhão

A coordenadora estadual da federalização da RNDS, Mayra Nina, explicou que a plataforma do Ministério da Saúde, que…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda preservação de recursos hídricos

Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira