18 de novembro de 2025

Assembleia concede ‘Título de Cidadão Maranhense’ a médicos e professor

Cerimônia foi proposta pelo deputado Aluízio Santos

Assembleia concede ‘Título de Cidadão Maranhense’ a médicos e professor

Assembleia homenageia médicos e professor em sessão solene

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta terça-feira (18), sessão solene para a entrega do ‘Título de Cidadão Maranhense’ ao engenheiro civil e professor Telmo José Mendes e aos médicos Marco Aurélio Salles Assef e Eustáquio Diego Fabiano Campos. A cerimônia, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi proposta pelo deputado Aluízio Santos (PL) e presidida pela deputada Fabiana Vilar (PL).

“Reconhecemos trajetórias marcadas por compromisso e competência. Cada um, em sua área, tem ajudado a construir oportunidades e fortalecer o nosso Estado com trabalho sério e dedicação. Esta homenagem é, acima de tudo, um agradecimento do Maranhão a quem escolheu contribuir para o seu crescimento”, afirmou o autor das homenagens.

Telmo José Mendes

Nascido em 5 de junho de 1975, na capital paulista, Telmo José Mendes é engenheiro civil, mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp e doutor em Ciências do Solo pela FCAV/UNESP. Graduado pela PUC-Campinas em 1998, foi o primeiro colocado de sua turma, recebendo o Prêmio CREA-SP de Formação Profissional.

Atualmente, é professor associado do Centro de Ciências de Chapadinha da UFMA, docente da Faculdade Edufor São Luís e professor da pós-graduação da BSSP Educacional. Também coordena a Câmara Científica e Tecnológica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim.

“Em conversa com Deus, orei por uma oportunidade para morar nessa terra abençoada. Poucos dias depois, cheguei em São Luís. Receber este título hoje é a confirmação de que fiz a escolha certa e de que meu trabalho tem encontrado propósito. Me sinto verdadeiramente acolhido”, ressaltou Telmo José Mendes.

Marco Aurélio Salles Assef

Nascido em 19 de julho de 1967, em Novo Horizonte (SP), Marco Aurélio Salles Assef fixou residência em São Luís em 2002. Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, possui residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca.

“Com profunda emoção recebo esta honraria, que muito me engrandece e que guardarei com o mesmo zelo com que cuido dos corações que me são confiados. Este título simboliza a confiança do povo maranhense e renova meu compromisso de continuar trabalhando pela saúde e pela qualidade de vida de todos”, assinalou o médico.

Eustáquio Diego Fabiano Campos

Eustáquio Diego Fabiano nasceu em 16 de julho de 1983, em Belo Horizonte (MG), e se mudou para a capital maranhense aos dois anos de idade. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará, se destacou pela intensa atuação acadêmica, produção científica e participação em projetos de extensão e congressos médicos.

“Estou muito emocionado e grato por todas as pessoas que contribuíram na minha trajetória para que eu chegasse até aqui. Receber este título é uma honra imensa e reforça meu compromisso de continuar trabalhando pelo Maranhão, contribuindo com responsabilidade, seriedade e respeito para o avanço da área em que atuo”, declarou o homenageado.


Galeria de Fotos:

Homenagem a médicos e professor

Mais notícias

Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra

Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil

 ‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão

O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…

Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA

Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…

CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu

Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)

Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’

Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações

Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal

Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão