25 de novembro de 2025
Aprovada moção de aplausos requerida por Neto Evangelista à pesquisadora Rosimeria Carvalho
Honraria reconhece o destaque internacional da educadora, que já representou o Maranhão e o Brasil no Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou requerimento de moção de aplausos e congratulações apresentado pelo deputado estadual Neto Evangelista (União) em homenagem à Dra. Rosimeria Maria Braga de Carvalho, pesquisadora, professora da rede pública estadual e técnica da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-MA).
A honraria reconhece o destaque internacional da educadora, que já representou o Maranhão e o Brasil no 33º Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas, evento que reuniu especialistas de diversos países e é considerado uma das principais plataformas de discussão sobre políticas e práticas educacionais do mundo.
Trajetória e dedicação à educação pública
Natural de Monteiro, Paraíba, e radicada em São Luís há mais de 40 anos, a Dra. Rosimeria construiu uma carreira sólida e exemplar na área da Educação Física. São 23 anos de atuação como professora da rede pública estadual de ensino médio e, atualmente, ela exerce função técnica na Administração da SEDUC-MA, com foco em políticas de formação e valorização docente.
A pesquisadora também é autora de três livros que refletem seu compromisso com a inovação pedagógica e a valorização da docência.
Como jovem pesquisadora da Academia Maranhense de Ciências (AMC), membro colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED) da Universidade Lusófona e conselheira do CREF-21 na Câmara de Educação Física Escolar, a Dra. Rosimeria tem se destacado na defesa da Educação Física como componente essencial da formação humana e na valorização do professor como agente de transformação social.
Ao justificar a homenagem, o deputado Neto Evangelista destacou o mérito e o simbolismo da conquista. “O reconhecimento internacional da professora Rosimeria projeta o Maranhão positivamente no cenário educacional mundial e reafirma o valor da rede pública e dos nossos profissionais da educação. Essa moção é um tributo à dedicação, à competência e ao compromisso de quem faz da sala de aula um espaço de transformação”, afirmou o parlamentar.
Sua formação acadêmica é marcada por uma trajetória sólida e diversificada, que reflete seu compromisso com a excelência na área educacional. É licenciada plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em Avaliação da Performance Humana pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pós-graduada em Políticas Públicas Educacionais pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).
Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação e o Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, instituição onde também consolidou parte de sua experiência internacional.
Atualmente, dá continuidade à sua trajetória acadêmica como pós-doutoranda na Universidade de Valência, na Espanha, ampliando suas pesquisas sobre formação docente, prática pedagógica e qualidade de vida no contexto educacional.
Mais notícias
TV Assembleia lança nesta quinta-feira documentário alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo
Com uma narrativa sensível e poética, o filme aborda o autismo nível um de suporte, especialmente em adultos
‘Café com Notícias’ aborda avanços do programa SUS Digital no Maranhão
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, falou sobre o funcionamento dos serviços de telesaúde e…
Deputada Helena Duailibe promove seminário sobre a importância da preservação da água
Evento reuniu especialista e representantes da sociedade civil que discutiram ações e políticas públicas voltadas à área
Cláudio Cunha agradece ao governador por obras no Litoral e destaca investimentos em Cururupu
Parlamentar ressaltou a importância da reforma da ponte que interliga Cururupu a outros quatro municípios da região
Adelmo Soares anuncia ação social voltada à oferta de cursos para mulheres em Caxias
O deputado informou que abrirá um gabinete social na cidade, voltado exclusivamente para atendimento à beleza da mulher
Sustentabilidade na Prática debate pesquisa sobre manguezais
Entrevistado foi o professor Denilson da Silva Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do…
Assembleia decreta ponto facultativo nesta quarta e quinta-feira
Informação consta da Resolução Administrativa n.º 198/2026
Alema aprova projeto que institui política de oncologia infantil
Projeto de Lei 044/2025 é de autoria do deputado Wellington do Curso