26 de novembro de 2025

Assembleia aprova MP que institui programa estadual de cooperação com municípios

Matéria foi encaminhada à promulgação

Assembleia aprova MP que institui programa estadual de cooperação com municípios

Medida Provisória foi aprovada na sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira

Agência Assembleia

Na sessão desta quarta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a Medida Provisória 511/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Cooperação Institucional – Coopera Maranhão. A matéria foi encaminhada à promulgação.

O objetivo é fortalecer a atuação conjunta do Poder Executivo estadual com os municípios no campo das políticas de assistência social e educação, mediante à doação de veículos a cada ente municipal beneficiário.

De acordo com a proposição, a doação de veículo a cada município beneficiário, a ser destinado à respectiva Câmara de Vereadores tem a finalidade de potencializar as atividades legislativas e ampliar as oportunidades de cooperação institucional do Poder Legislativo no aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas em parceria com o Estado.

A norma dispõe que a cooperação será efetivada por meio de um Termo de Cooperação a ser celebrado entre o estado e o município interessado, com interveniência da respectiva Câmara Municipal. Esse instrumento deverá conter, no mínimo, dentre outros requisitos, objeto, metas, indicadores, plano de trabalho e definição de que o veículo será utilizado unicamente para as atividades do Poder Legislativo Municipal.

Além da celebração do Termo de Cooperação, será firmado contrato de doação com encargo entre estado e município no qual constará, dentre outras cláusulas, a de reversão da doação, em caso de desvio de finalidade, descumprimento das obrigações assumidas ou utilização irregular.

A MP estabelece que o Programa Estadual de Cooperação Institucional – Coopera Maranhão será coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).

Justificativa

Na Mensagem Governamental 90/2025 de encaminhamento da matéria à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão (PSB) justifica que a Medida Provisória representa a continuidade da atual gestão governamental, que tem como norte os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas de número 16 e 17.

“Esses objetivos representam a necessidade de que os entes públicos garantam o fortalecimento das instituições públicas para a paz e justiça, bem como o estímulo à cooperação entre entes governamentais para que haja mais eficiência nas diversas políticas de Estado. Essa proposição representa importante instrumento de fortalecimento da gestão cooperativa entre estado e município”, complementou.

Mais notícias

Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar

Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária

Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…

Tratamentos atuais para a diabetes são tema do “Saúde e Bem-Estar”

O programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Duailibe, que falou sobre o que é, diagnóstico e…

Fred Maia parabeniza Iracema Vale por vitória no STF e destaca ações do Governo no Maranhão

Parlamentar afirmou que resultado fortalece o papel histórico de Iracema Vale na condução da Alema e elogiou o…

‘Diário da Manhã’ aborda movimento Tô no Mará do Sebrae-MA e os 35 anos do ECA

Temas foram tratados pela gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae-MA, Hildenê Maia, e pelo promotor Márcio Thadeu Marques

Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de idosos de São Luís e Balsas e criança de Buritirana

No ato, parlamentares homenagearam os idosos Jessé Ramos e Francisco das Chagas e a criança Théo Costa

Helena Duailibe destaca avanços na proteção às crianças vítimas de feminicídio

Ela destacou a importância da sanção que alterou a Lei 11.723, assinada na segunda-feira pelo governador Carlos Brandão