27 de novembro de 2025
Bordadeira de indumentárias de bumba meu boi é homenageada pela Assembleia Legislativa
Por seu trabalho, Maria José Aragão Costa leva brilho e beleza à diversos grupos de bumba meu boi; ela recebeu a Medalha João do Vale
Agência Assembleia
A professora, bordadeira e costureira Maria José Aragão Costa foi condecorada pela Assembleia Legislativa do Maranhão com a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale. A cerimônia, proposta pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), ocorreu na tarde de quinta-feira (27), no Plenário Nagib Haickel.
Durante o ato, familiares, amigos e autoridades presentes puderam conhecer mais sobre a trajetória de Maria José Aragão, que está com 85 anos e é reconhecida na Baixada Maranhense como uma grande bordadeira de indumentárias e couros de bumba meu boi.
“Eu estou felicíssima com esta homenagem e agradecendo a Deus por este momento, principalmente por permitir que eu, nesta idade, pudesse ter chegado até aqui. E quanto ao meu trabalho, mesmo com a idade e com problemas de saúde, ainda continuo a fazer meus bordados. Não mais como antes, mas, ainda continuo”, disse Maria José Aragão que ensinou a arte de bordar aos filhos e netos, presentes à sessão.

Entre seus trabalhos de bordados, estão indumentárias para os grupos de bumba meu boi de Pindaré e Santa Fé, entre outros. Sua arte alcançou o Rio de Janeiro, com a produção do couro do Boi Brilho de Lucas.
A filha mais nova, Leila Aragão agradeceu a sensibilidade do deputado Júlio Mendonça em reconhecer o trabalho de Maria José.
“Nós somos uma família que, com ela, aprendemos o ofício do bordado, aprendemos também a profissão de professora e nós entendemos a importância que isso tem para a história do Maranhão. A minha mãe passou o amor que ela tem pela cultura, pela festa junina, para todos nós. E hoje a gente tem uma geração que entende a importância que a cultura tem”, disse Leila Aragão, que também é vereadora do município Pedro do Rosário.
Para o deputado Júlio Mendonça, a entrega da Medalha João do Vale à homenageada representa o reconhecimento a quem, muitas vezes, tem pouca visibilidade na cadeia de produção das festas juninas.
“Dona Maria José Aragão, uma baixadeira de Pedro do Rosário e Viana, expressa o que nós temos de mais original na nossa cultura, principalmente no bumba meu boi. Ela representa as artesãs que precisam também ser reconhecidas, porque sem elas não teríamos esse brilho, literalmente, o brilho do São João”, destacou Mendonça.

Trajetória
Maria José Aragão Costa nasceu em Matinha e mudou-se para Viana com a família aos 10 anos. Neste último, estudou e se formou professora normalista. Casou-se aos 17 anos com Raimundo Silva Costa, com quem teve 12 filhos.
No campo da educação exerceu a função de gestora escolar da Unidade Integrada Raimundo Lázaro Pinheiro, no Povoado Três Palmeiras, no município Pedro do Rosário.
Maria José Aragão contou que iniciou a carreira de bordadeira por volta dos 30 anos e, com o tempo, foi ganhando notoriedade por seu trabalho, responsável por dar brilho e beleza às festas juninas do Maranhão.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca Feira Nordestina da Agricultura Familiar
Entrevistada foi a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz
Emoção e celebração marcam a Aula da Saudade do 5º ano da Creche-Escola Sementinha
Encontro teve momentos de comemoração, despedida e de agradecimento por parte dos pais e alunos à equipe da…
Feiras Maranhense e Nordestina da Agricultura Familiar são tema do programa ‘Em Discussão’
Os eventos acontecem até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, com a participação de 330 expositores de…
Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico
Data alusiva ao profissional deve ser comemorada todo 18 de novembro no Maranhão, segundo o Projeto de Lei,…
Alema aprova PL que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no Maranhão
Projeto de Lei, que segue para sanção governamental, visa ampliar o conhecimento da população sobre essas condições de…
Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’
Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação
Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’
Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…
Solange Almeida celebra conquistas históricas da educação de Igarapé do Meio
Segundo a parlamentar, o município apresentou resultados expressivos na área após a implementação de políticas públicas