20 de março de 2024
Combate à violência de gênero é pauta do programa “Toda Mulher”
As convidadas foram a coronel Augusta Andrade e a tenente-coronel Edhyelem Santos

O combate à violência contra a mulher, a atuação da Patrulha Maria da Penha e o livre ingresso de mulheres na carreira militar no Maranhão foram temas abordados no programa “Toda Mulher”, exibido pela TV Assembleia nesta quarta-feira (20). As convidadas foram a coronel Augusta Andrade, diretora de Segurança Institucional da Defensoria Pública do Maranhão, e a tenente-coronel Edhyelem Santos, coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha.
Durante a entrevista, conduzida pela jornalista Márcia Carvalho, as militares destacaram os avanços no combate aos mais diversos tipos de violência sofridos por mulheres, a exemplo das agressões psicológicas e físicas, e os meios para denunciar e pedir ajuda.
“Nosso trabalho é lutar para que estas mulheres tenham uma qualidade de vida melhor, especialmente este mês, que é o mês das mulheres, mas que, na verdade, são todos os dias. A Patrulha Maria da Penha vem fazendo um trabalho que traz um olhar diferente para elas, com acolhimento, auxílio jurídico, psicológico e social”, destacou a coronel Augusta Andrade.
Na ocasião, as militares abordaram ainda os benefícios da lei, de autoria da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e do deputado Roberto Costa (MDB), que extingue a cota de 10%, deixando livre o ingresso de mulheres na carreira militar no Maranhão, por meio de concurso público.
“Antes, falar sobre o ingresso das mulheres nas carreiras militares era um tabu, mas, com os anos, evoluímos muito, primeiro com a cota de 10%, que estabeleceu uma regularidade para o ingresso de mulheres, mesmo que limitado e, agora, com a aprovação da lei que promove igualdade de gênero. Logo, somos muito gratas à presidente Iracema Vale e ao deputado Roberto Costa, porque, agora, sabemos que será de igual para igual”, observou a tenente-coronel Edhyelem Santos.
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha conta com 21 bases que atendem a 60 municípios, reunindo 102 policiais no estado.
O programa “Toda Mulher” é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável a PL que cria Programa Estadual de Agroindústrias Familiares
Proposição do Poder Executivo tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do estado e assegurar aos agricultores acesso a…
Mical Damasceno repercute lançamento de programas na área da saúde em Viana
A deputada disse que fez um levantamento juntamente com a diretoria do Hospital Regional para saber quais são…
‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas
Em entrevista no programa, o coordenador pedagógico da Escol do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, detalhou todos os…
Osmar Filho celebra São Pedro em Primeira Cruz e destaca importância da cultura popular
O deputado parabenizou o prefeito Dr. Guilherme pela organização do arraial, ressaltando que eventos como esse mantêm vivas…
Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do Diário da Manhã desta segunda
Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada…
Osmar Filho conclui agenda na Baixada Maranhense com foco em obras, cultura e esporte
A agenda percorreu diversos municípios da região, com ações voltadas à infraestrutura, cultura popular e apoio ao desporto…
Empresa júnior de Agronomia da Uema é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Programa recebeu membros da organização instituída há três anos
Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina
Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…