04 de dezembro de 2025
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (4), o Projeto de Lei Ordinária 464/2025, de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira (MDB), que institui o Dia Estadual do Tropeiro e declara a tropeada, bem como as atividades do tropeirismo, patrimônio cultural e imaterial no âmbito estadual.
A iniciativa estabelece que o Dia Estadual do Tropeiro será celebrado em 18 de setembro, com ações voltadas ao reconhecimento da importância histórica, social e cultural dos tropeiros. O projeto também cria as Rotas Estaduais dos Tropeiros, distribuídas por diversas regiões do Maranhão com o objetivo de preservar tradições, estimular o turismo cultural e fortalecer atividades econômicas relacionadas ao tropeirismo.
Segundo o texto, a lei objetiva valorizar o papel dos tropeiros na formação do Estado, difundir suas tradições, incentivar atividades culturais, educacionais e turísticas e promover o conhecimento sobre o tema entre as novas gerações. Entre as ações previstas para o Dia Estadual do Tropeiro estão eventos culturais, palestras, seminários e atividades educacionais em escolas e universidades, além do incentivo ao turismo nas rotas históricas percorridas pelas tropas.
Ao justificar a proposição, Kekê Teixeira destacou o papel essencial dos tropeiros na formação do Maranhão. “Graças à participação dos tropeiros nas mais longínquas fronteiras, é inegável a sua importância na formação da identidade de regiões de nosso estado sob vários aspectos: econômico, cultural, histórico, geográfico, sociológico e psicológico. Diante da relevância dos serviços prestados, é imprescindível que haja uma data comemorativa, em âmbito estadual, para lembrar e reverenciar a figura do tropeiro”, afirmou.
Rota dos Tropeiros
A proposta também cria a Rota dos Tropeiros, que abrangerá municípios como Açailândia, Amarante, Buritirana, Campestre, Cidelândia, Codó, Davinópolis, Estreito, Formosa da Serra Negra, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios. A estruturação e promoção dessa rota receberão apoio de programas oficiais voltados à regionalização do turismo.
O tropeiro
A figura do tropeiro, presente desde o século XVI no Brasil, desempenhou papel fundamental no transporte de mercadorias, na integração de regiões e no desenvolvimento econômico. No Maranhão, o movimento tropeiro também contribuiu para fortalecer caminhos de comércio, fomentar a economia e marcar a identidade cultural do Estado.
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…