05 de dezembro de 2025
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
No programa ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira (5), o apresentador Ronald Segundo recebeu a coordenadora de programação e ações educativas da Ocupação Barroca SLZ, Lygia Peçanha, para falar sobre a nova edição do projeto, que acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa reúne arte, pesquisa, patrimônio e participação comunitária em uma experiência imersiva nos casarões e espaços históricos da capital maranhense.
Durante a entrevista, Lygia Peçanha destacou que a Ocupação Barroca SLZ já se consolidou como um evento cultural esperado pela comunidade artística e pelo público, reforçando o compromisso do projeto com a valorização da história e do patrimônio arquitetônico da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.
“A Ocupação é uma forma de relembrar que os espaços históricos são vivos e devem ser vividos. São lugares de memória, mas também de criação, convivência e novas narrativas”, afirmou a coordenadora.
Diversificada e gratuita
A edição deste ano contará com performances, oficinas educativas, rodas de conversa, visitas guiadas, exposições, shows, intervenções urbanas e atividades voltadas ao público infantil. A programação é totalmente gratuita, reforçando a proposta de democratizar o acesso às artes e aproximar a população dos espaços culturais do Centro Histórico.
Segundo Lygia Peçanha, um dos destaques da edição 2025 é o foco em processos educativos e ações formativas, envolvendo escolas, pesquisadores, moradores da região e artistas locais.
“Queremos que as pessoas se sintam parte do Centro Histórico. A ocupação é feita para quem mora, trabalha, estuda e circula por ali. É coletivo, colaborativo e acessível”, explicou.
Experiência sensorial e conexão
Lygia Peçanha ressaltou ainda que a proposta da ocupação vai além da programação artística: ela promove um encontro sensorial com o espaço urbano, estimulando o olhar sobre a cidade a partir de poética, memória, patrimônio e presença coletiva.
As atividades acontecem em diferentes pontos do Centro Histórico, incentivando o público a caminhar, descobrir e interagir com ruas, praças e prédios marcados pela estética barroca e azulejaria colonial característica de São Luís.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…