05 de dezembro de 2025
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (5), na TV Assembleia, recebeu o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para analisar o aumento de eventos cardiovasculares registrados no país. Dados apontam crescimento de 150% nos casos de infarto agudo do miocárdio, incluindo episódios de morte súbita em jovens.
Segundo o cardiologista, compreender o conceito de morte súbita é essencial para interpretar a gravidade do momento. “É um evento fatal que acomete um indivíduo sem doença previamente conhecida, ocorrendo até uma hora após o início do sintoma, geralmente por causa cardiovascular. É um acontecimento abrupto, inesperado e de difícil previsão”, explicou.
O especialista exemplificou que, quando um atleta sente um mal-estar súbito, evolui para parada cardiorrespiratória e vem a óbito em poucos minutos, é um quadro clássico de morte súbita. “Situações como essa ilustram bem o impacto de um evento que se desenvolve sem aviso prévio e está cada vez mais comum”, acrescentou.
O médico também destacou o aumento de episódios envolvendo profissionais do esporte. “Eles podem apresentar morte súbita não apenas por doenças cardíacas ocultas, mas também por desequilíbrios hidroeletrolíticos. A perda excessiva de eletrólitos pela transpiração e a reposição inadequada durante provas longas formam uma combinação perigosa”.
Tácio Pavão reforçou que a orientação técnica adequada é indispensável, especialmente em atividades de alta exigência física. “Alguns atletas chegam a ser orientados a reduzir o ritmo de treino. Esse processo de descondicionamento é difícil, pois envolve não apenas saúde, mas identidade e carreira”, comentou.
Fatores de risco
O cardiologista também abordou os fatores de risco mais comuns na população, especialmente hipertensão arterial e colesterol elevado. “Ambos estão aparecendo cada vez mais cedo. Se um adolescente desenvolve hipertensão e permanece sem tratamento por 10 ou 20 anos, chega aos 30 já acumulando longa exposição ao risco”.
Sobre o colesterol, o especialista chamou atenção para a dificuldade de adesão ao tratamento. “A dislipidemia não causa sintomas e isso faz com que muitos negligenciem o diagnóstico. Quando o LDL passa de 200, o risco de formação de placas é alto e o uso de estatinas se torna indispensável”, ressaltou.
Ao falar de prevenção, o médico reforçou o papel do estilo de vida. “Hábitos saudáveis podem retardar ou até evitar o aparecimento da hipertensão, sobretudo em pessoas com predisposição genética. O controle do peso corporal também é decisivo. A obesidade aumenta a pressão, afeta os níveis de colesterol e contribui para o desenvolvimento do diabetes”.
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…