05 de dezembro de 2025

‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção

Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção

Cardiologista Tácio Danilo Pavão conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (5), na TV Assembleia, recebeu o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para analisar o aumento de eventos cardiovasculares registrados no país. Dados apontam crescimento de 150% nos casos de infarto agudo do miocárdio, incluindo episódios de morte súbita em jovens.

Segundo o cardiologista, compreender o conceito de morte súbita é essencial para interpretar a gravidade do momento. “É um evento fatal que acomete um indivíduo sem doença previamente conhecida, ocorrendo até uma hora após o início do sintoma, geralmente por causa cardiovascular. É um acontecimento abrupto, inesperado e de difícil previsão”, explicou.

O especialista exemplificou que, quando um atleta sente um mal-estar súbito, evolui para parada cardiorrespiratória e vem a óbito em poucos minutos, é um quadro clássico de morte súbita. “Situações como essa ilustram bem o impacto de um evento que se desenvolve sem aviso prévio e está cada vez mais comum”, acrescentou.

O médico também destacou o aumento de episódios envolvendo profissionais do esporte. “Eles podem apresentar morte súbita não apenas por doenças cardíacas ocultas, mas também por desequilíbrios hidroeletrolíticos. A perda excessiva de eletrólitos pela transpiração e a reposição inadequada durante provas longas formam uma combinação perigosa”.

Tácio Pavão reforçou que a orientação técnica adequada é indispensável, especialmente em atividades de alta exigência física. “Alguns atletas chegam a ser orientados a reduzir o ritmo de treino. Esse processo de descondicionamento é difícil, pois envolve não apenas saúde, mas identidade e carreira”, comentou.

Fatores de risco

O cardiologista também abordou os fatores de risco mais comuns na população, especialmente hipertensão arterial e colesterol elevado. “Ambos estão aparecendo cada vez mais cedo. Se um adolescente desenvolve hipertensão e permanece sem tratamento por 10 ou 20 anos, chega aos 30 já acumulando longa exposição ao risco”.

Sobre o colesterol, o especialista chamou atenção para a dificuldade de adesão ao tratamento. “A dislipidemia não causa sintomas e isso faz com que muitos negligenciem o diagnóstico. Quando o LDL passa de 200, o risco de formação de placas é alto e o uso de estatinas se torna indispensável”, ressaltou.

Ao falar de prevenção, o médico reforçou o papel do estilo de vida. “Hábitos saudáveis podem retardar ou até evitar o aparecimento da hipertensão, sobretudo em pessoas com predisposição genética. O controle do peso corporal também é decisivo. A obesidade aumenta a pressão, afeta os níveis de colesterol e contribui para o desenvolvimento do diabetes”.

Mais notícias

‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…

‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico

Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição

Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela

Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…

Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim

Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas

Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura

Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, informou que, inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 mil vagas para emissão da…

Deputado Catulé Júnior celebra aprovação de PL que denomina de Humberto Coutinho a avenida de entrada de Caxias

Projeto de Lei nº 491/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira, e vai…