10 de dezembro de 2025
Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
A advogada criminalista Beatriz Lago falou sobre a importância do respeito aos direitos humanos e detalhou o projeto Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, desenvolvido pela OAB-MA, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito
Agência Assecom / Foto: J.R. Lisboa
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta quarta-feira (10), o programa Café com Notícias, apresentado pela jornalista Elda Borges, trouxe entrevista com a advogada criminalista e coordenadora do projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA), Beatriz Lago. Ela debateu a aplicação e os reflexos dos direitos humanos na sociedade.
Beatriz Lago iniciou a conversa afirmando que os direitos humanos fazem parte das ações do dia a dia e são fundamentais para garantir a dignidade de todo ser humano. Ela confrontou o senso comum de que os direitos humanos beneficiam apenas criminosos.
“Não é porque uma pessoa cometeu um crime que ela deixa de ser um ser humano dotado de direitos inerentes, nascendo com vida e com a garantia da dignidade. O papel do Estado, uma vez que a pessoa está encarcerada, é garantir sua integridade física e seu desenvolvimento”, enfatizou.
Proteção
A advogada destacou que garantir os direitos das pessoas custodiadas é proteger os direitos de todos, pois permitir que os direitos de qualquer parcela da população sejam violados é autorizar que a questão se estenda a toda a sociedade.
“Países mais desenvolvidos são aqueles que possuem as melhores e mais vazias penitenciárias, reconhecendo que os apenados retornarão à sociedade. A gente tem que entender que essa pessoa vai retornar à sociedade, então a gente quer que ela retorne melhor ou pior do que ela entrou?”, questionou.
Sobre o projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário, Beatriz Lago explicou ser uma iniciativa da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito.
A advogada acrescentou que a iniciativa é crucial para que os operadores do Direito entendam a realidade na qual irão atuar, pois não se pode cuidar do direito de alguém sem conhecer seu contexto. O projeto inclui palestras da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e, na parte da tarde, a visita às instalações.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link
Mais notícias
Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias
Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News
‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais
Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva…
Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…
‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência
Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…
Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro
Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…
Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano
Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho
Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia
Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso