15 de dezembro de 2025
Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à promotora Samira Santos
Proposição do deputado Carlos Lula homenageou a magistrada que é natural de Minas Gerais
Agência Assembleia
A promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadã Maranhense’, em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário Nagib Haickel. A proposição foi do deputado Carlos Lula (PSB).
Samira Santos é natural da cidade de Sabará (MG) e reside no Maranhão desde 2004, quando se tornou membro do Ministério Público do Maranhão. Atualmente, é titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro.
Para o deputado Carlos Lula, que presidiu a sessão ao lado do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a concessão do título é uma honraria que dignifica tanto o Estado quanto quem o recebe.

“Por isso, este título tem que ser dado com parcimônia. A doutora Samira reúne todos os requisitos e condições, está aqui já há muitos anos, desenvolve um trabalho excepcional como promotora de Justiça, reconhecido pela sociedade em temas que são afetos, sobretudo, à mulher e à igualdade, desenvolvendo esses direitos em uma sociedade tão desigual quanto a maranhense”, disse o parlamentar.
Sobre a homenagem, Samira Santos disse estar emocionada e agradecida. “É muito emocionante e eu me sinto extremamente gratificada, agraciada com o título de cidadania de uma terra e de um povo que eu aprendi a amar e trabalhar para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. Muito obrigada”, disse a promotora.
O deputado Júlio Mendonça exaltou a trajetória da homenageada. “A Assembleia está sempre na busca e ao encontro da valorização dos profissionais que prestam relevantes serviços para o nosso estado. Nossa homenageada tem uma folha de prestação de serviço para a população como promotora em diversas comarcas, deixando um legado de ética e comprometimento com o nosso povo”, frisou Júlio Mendonça.

Perfil
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Samira Santos tem experiência em direito público e atua, principalmente, mas áreas de direitos humanos, proteção jurídica ao idoso e pessoa com deficiência, direito penal e direito processual penal, combate à corrupção e proteção da probidade administrativa.
Atuou como promotora substituta na comarca de Imperatriz, e, posteriormente, como promotora titular, e nas comarcas de Turiaçu, São Luís Gonzaga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro.
Durante a sua atuação como membro do Ministério Público, também respondeu por dezenas de outras comarcas, e, atualmente, responde cumulativamente pela comarca de Cururupu e é atual promotora eleitoral da comarca de Bacuri.
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…