15 de dezembro de 2025

Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à promotora Samira Santos

Proposição do deputado Carlos Lula homenageou a magistrada que é natural de Minas Gerais

Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à promotora Samira Santos

Promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos recebeu o título de 'Cidadã Maranhense'

Agência Assembleia

A promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadã Maranhense’, em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário Nagib Haickel. A proposição foi do deputado Carlos Lula (PSB).

Samira Santos é natural da cidade de Sabará (MG) e reside no Maranhão desde 2004, quando se tornou membro do Ministério Público do Maranhão. Atualmente, é titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro. 

Para o deputado Carlos Lula, que presidiu a sessão ao lado do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a concessão do título é uma honraria que dignifica tanto o Estado quanto quem o recebe.

Proposição foi do deputado Carlos Lula, que comandou a sessão solene

“Por isso, este título tem que ser dado com parcimônia. A doutora Samira reúne todos os requisitos e condições, está aqui já há muitos anos, desenvolve um trabalho excepcional como promotora de Justiça, reconhecido pela sociedade em temas que são afetos, sobretudo, à mulher e à igualdade, desenvolvendo esses direitos em uma sociedade tão desigual quanto a maranhense”, disse o parlamentar.

Sobre a homenagem, Samira Santos disse estar emocionada e agradecida. “É muito emocionante e eu me sinto extremamente gratificada, agraciada com o título de cidadania de uma terra e de um povo que eu aprendi a amar e trabalhar para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. Muito obrigada”, disse a promotora.

O deputado Júlio Mendonça exaltou a trajetória da homenageada. “A Assembleia está sempre na busca e ao encontro da valorização dos profissionais que prestam relevantes serviços para o nosso estado. Nossa homenageada tem uma folha de prestação de serviço para a população como promotora em diversas comarcas, deixando um legado de ética e comprometimento com o nosso povo”, frisou Júlio Mendonça.

Samira Santos disse estar emocionada e agradecida

Perfil

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Samira Santos tem experiência em direito público e atua, principalmente, mas áreas de direitos humanos, proteção jurídica ao idoso e pessoa com deficiência, direito penal e direito processual penal, combate à corrupção e proteção da probidade administrativa.

Atuou como promotora substituta na comarca de Imperatriz, e, posteriormente, como promotora titular, e nas comarcas de Turiaçu, São Luís Gonzaga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro.

Durante a sua atuação como membro do Ministério Público, também respondeu por dezenas de outras comarcas, e, atualmente, responde cumulativamente pela comarca de Cururupu e é atual promotora eleitoral da comarca de Bacuri.


Galeria de Fotos:

Título de Cidadã Maranhense à promotora Samira Santos

Mais notícias

Adelmo Soares promove mutirão de saúde da mulher

Iniciativa se destaca, principalmente, pela oferta inédita do tratamento de varizes

Osmar Filho faz entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos em Primeira Cruz

Iniciativa garante consultas, exames e encaminhamentos, ampliando o acesso à saúde visual no município

Dra. Helena Duailibe participa do encerramento do festejo de São José de Ribamar

Missa foi celebrada na quinta-feira (19), dia do padroeiro, após a tradicional procissão, e reuniu centenas de fiéis…

Sancionada lei de Catulé Júnior que amplia acesso à saúde com transporte intermunicipal gratuito

A Lei nº 12.795/2026 assegura gratuidade no transporte intermunicipal rodoviário terrestre para pacientes em tratamento de hemodiálise, pessoas…

‘Diário da Manhã’ aborda a realização do Startup Day 2026 neste sábado

Promovido pelo Sebrae, evento acontecerá, de forma simultânea, em 17 municípios do Maranhão e reunirá mais de 40…

Regulamentação da profissão de doula é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’

Para a doula Brena Ramos, a regulamentação é um passo importante para ampliar o acesso à informação, ao…

Assembleia aprova MP para implementação do programa ‘Minha Casa tem Banheiro’

Matéria foi votada na sessão desta quinta-feira (19) e vai à promulgação

MP estabelece normas para regularização fundiária urbana de áreas implementadas pela Cohab

Texto destaca que os conjuntos habitacionais implantados pela Cohab configuram, em sua maioria, núcleos urbanos consolidados