17 de dezembro de 2025

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Projeto foi aprovado na sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira (17)

Agência Assembleia

Foi aprovado, na sessão plenária desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar 011/2025, de autoria do Ministério Público do Estado do Maranhão, que altera dispositivos da Lei Complementar Estadual 86/2005, responsável pela criação do Fundo Especial do Ministério Público Estadual (FEMPE). A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, sob relatoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), e da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, avançando agora para sanção do governador.

A proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE, ampliando e detalhando as fontes de receitas destinadas ao fundo, além de adequar a legislação à realidade administrativa, contábil e tecnológica atual. Entre as mudanças está a revogação do inciso XII do artigo 2º da lei original, considerado obsoleto diante da digitalização dos procedimentos administrativos, como a publicação de editais exclusivamente em meio eletrônico.

O projeto também altera a redação de diversos incisos do artigo 2º para incluir a expressão “relativo a exercício anterior”, permitindo que valores devolvidos por membros e servidores, descontos efetuados em remunerações e ressarcimentos diversos, quando referentes a exercícios financeiros já encerrados, sejam devidamente incorporados ao FEMPE. Segundo a justificativa apresentada pelo Ministério Público, essa medida evita perdas de recursos que não podem mais ser cancelados no orçamento após o encerramento do exercício financeiro.

Outra alteração relevante diz respeito ao inciso XXII, que passa a permitir a destinação de “outras receitas” ao fundo sem a exigência de edição de uma nova lei complementar para cada situação específica. A mudança busca dar maior agilidade e eficiência à administração do FEMPE, mantendo, contudo, a obrigatoriedade de prestação de contas e o controle pelos órgãos competentes, como o Tribunal de Contas do Estado.

O texto aprovado também inclui novas fontes de arrecadação, como recursos oriundos de prêmios de seguros, que atualmente são recolhidos ao Tesouro Estadual, mas que, com a nova legislação, passarão a ser creditados diretamente ao Fundo Especial do Ministério Público.

Na justificativa encaminhada à Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira, destacou que as alterações fortalecem a autonomia administrativa e financeira do Ministério Público, permitindo maior capacidade de investimento em modernização, estrutura e serviços essenciais ao cumprimento de sua missão constitucional. Com a aprovação em plenário, o Projeto de Lei Complementar nº 011/2025 segue para sanção do Poder Executivo e, após sancionada, a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Mais notícias

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…

‘Diário da Manhã’ traça um panorama sobre a construção civil no Maranhão

Programa recebeu o professor de Engenharia Civil da Uema, Jorge Demétrio, que deu detalhes sobre o setor, que…

‘Café com Notícias’ destaca o alto desempenho do curso de Medicina da Uema no Enamed

O Curso de Medicina do campus da Uema de Caxias obteve nota 4 no exame nacional, o que…

Autoridades destacam gestão de Iracema Vale na Alema durante abertura do Ano Legislativo

Sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale

Cerimônia militar marca abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Evento marcou o primeiro rito oficial de início da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura do Parlamento Estadual

‘Pautas Femininas’ – Helena Duailibe fala sobre abertura dos trabalhos legislativos e exalta a bancada feminina

Parlamentar abordou o papel das mulheres no Legislativo estadual e destacou a desenvoltura e a segurança das deputadas…

Procon-MA esclarece dúvidas de consumidores no ‘Diário da Manhã’

O advogado Ricardo Baldez informou sobre como agir em caso de aumento na conta de energia, diferença de…

Prêmio Cazumbá evidencia trabalho parlamentar de Catulé Júnior pelo turismo

Deputado foi homenageado devido ao apoio e criação de leis em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo…