17 de dezembro de 2025

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Projeto foi aprovado na sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira (17)

Agência Assembleia

Foi aprovado, na sessão plenária desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar 011/2025, de autoria do Ministério Público do Estado do Maranhão, que altera dispositivos da Lei Complementar Estadual 86/2005, responsável pela criação do Fundo Especial do Ministério Público Estadual (FEMPE). A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, sob relatoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), e da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, avançando agora para sanção do governador.

A proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE, ampliando e detalhando as fontes de receitas destinadas ao fundo, além de adequar a legislação à realidade administrativa, contábil e tecnológica atual. Entre as mudanças está a revogação do inciso XII do artigo 2º da lei original, considerado obsoleto diante da digitalização dos procedimentos administrativos, como a publicação de editais exclusivamente em meio eletrônico.

O projeto também altera a redação de diversos incisos do artigo 2º para incluir a expressão “relativo a exercício anterior”, permitindo que valores devolvidos por membros e servidores, descontos efetuados em remunerações e ressarcimentos diversos, quando referentes a exercícios financeiros já encerrados, sejam devidamente incorporados ao FEMPE. Segundo a justificativa apresentada pelo Ministério Público, essa medida evita perdas de recursos que não podem mais ser cancelados no orçamento após o encerramento do exercício financeiro.

Outra alteração relevante diz respeito ao inciso XXII, que passa a permitir a destinação de “outras receitas” ao fundo sem a exigência de edição de uma nova lei complementar para cada situação específica. A mudança busca dar maior agilidade e eficiência à administração do FEMPE, mantendo, contudo, a obrigatoriedade de prestação de contas e o controle pelos órgãos competentes, como o Tribunal de Contas do Estado.

O texto aprovado também inclui novas fontes de arrecadação, como recursos oriundos de prêmios de seguros, que atualmente são recolhidos ao Tesouro Estadual, mas que, com a nova legislação, passarão a ser creditados diretamente ao Fundo Especial do Ministério Público.

Na justificativa encaminhada à Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira, destacou que as alterações fortalecem a autonomia administrativa e financeira do Ministério Público, permitindo maior capacidade de investimento em modernização, estrutura e serviços essenciais ao cumprimento de sua missão constitucional. Com a aprovação em plenário, o Projeto de Lei Complementar nº 011/2025 segue para sanção do Poder Executivo e, após sancionada, a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Mais notícias

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica

Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…

Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva

Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…

‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor

Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia

‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo

Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira

‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital

Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…

Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’

Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…

Aprovado o Plano Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial

Plano contempla ações direcionadas à população negra urbana e rural, comunidades quilombolas, povos indígenas, ciganos, comunidades de terreiro,…