24 de dezembro de 2025
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo Testamento
Agência Assembleia
Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, o programa “Diário da Manhã”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), em edição especial, com transmissão simultânea com a TV Assembleia, abordou a visão da Igreja Católica sobre o período natalino. O apresentador do programa, o radialista Henrique Pereira, conversou com o pároco do Santuário de São José de Ribamar, padre João Pedro de Jesus dos Reis.
“Essa data natalina é de suma importância para a Igreja Católica, pois prepara o tempo do advento, isto é, o tempo que há de vir. Celebramos a vinda do Messias, profetizada por muito tempo, e que significa a salvação de Deus para a humanidade. É a renovação da aliança de Deus com o povo, oferecendo a salvação para todos”, disse padre João Pedro.
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo Testamento. “É a realização plena com a encarnação de Cristo no ventre da bem-aventurada Virgem Maria. Para nós, essa festa traz esse caráter de singularidade, especificidade e de grandeza. Portanto, o Natal é o nascimento do Menino Jesus, que é Deus assumindo a natureza humana”, esclareceu.
Cristo
O pároco advertiu que o centro da festa natalina deve ser sempre Cristo e não o Papai Noel como tenta impor a sociedade de consumo com sua visão puramente comercial.
“Natal é uma festa da família porque a família é o eixo central por uma escolha de Deus, representada na figura de Maria, José e o Menino Jesus, que nasce humildemente numa manjedoura.
“Maria foi escolhida e concebida sem pecados para, em vistas dos méritos de Cristo, conceber o Salvador, Deus vivo no meio dos homens. José, humildemente, se entrega com total confiança aos planos de Deus de torná-lo pai do Salvador”, explicou.
Programação
Ao final, Padre João Pedro convidou toda a comunidade para a Santa Missa de Natal ou Missa do Galo, às 19h, e no dia de Natal (25), a missa será às 8h e às 11h da manhã e, à tarde, às 15h e 17h, no Santuário de São José de Ribamar.
Informou ainda que as demais Paróquias e Santuários seguem sua programação, todas estarão celebrando a Missa do Galo.
O padre fez questão de deixar sua mensagem de Natal aos ouvintes. “Natal é o momento das famílias estarem reunidas. Desejo a todos um Feliz Natal e que possam se reunir diante dos seus para celebrare o nascimento do Salvador na esperança de um mundo melhor”, finalizou.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…
‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano
As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…
‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025
Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública
Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública
Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos