22 de janeiro de 2026
‘Diário da Manhã’ detalha ações da Defesa Civil contra desabamentos e de prevenção em áreas de risco no Maranhão
O coronel Silva Júnior informou, no programa, que o estado já conta com o serviço da Defesa Civil Alerta, que informa a população sobre riscos de desastres naturais com aviso sonoro e visual no celular
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia, desta quinta-feira (22), o coronel Silva Júnior, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, fez uma explanação sobre ações de prevenção contra desabamentos e de proteção em áreas de risco durante o período chuvoso no Maranhão. O programa é transmitido simultaneamente pela TV Assembleia.
Em conversa com o apresentador e radialista Ronald Segundo, o coronel Silva Júnior informou que, o Maranhão conta com o serviço da Defesa Civil Alerta, implantado no segundo semestre de 2025. Ele explicou que o sistema, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), emite aviso emergencial para alertar a população sobre riscos de desastres naturais.
“Essa iniciativa é parte da política nacional de redução de riscos e fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil, em todo o País. E, aqui no Maranhão, está sendo inicialmente testada nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz. O teste nessas cidades, que apresentam registros recorrentes de enchentes e alagamentos, familiarizará a população com o funcionamento da plataforma e garantirá que todos saibam como agir diante de uma emergência real”, declarou o coronel.
No ano passado, uma comitiva da Sedec visitou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) para conhecer o aparato tecnológico e logístico do estado e definir últimos detalhes para implementação do sistema.
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil assinalou que já estão em funcionamento as estruturas de comunicação, protocolos operacionais e os equipamentos utilizados para integrar o Maranhão ao novo sistema de alertas.
“Esse sistema foi pensado para salvar vidas. É uma ferramenta direta, rápida e acessível, mesmo para quem não possui internet. A população em áreas de risco receberá o aviso sonoro e visual, direto no celular, como acontece em países como Japão e Estados Unidos. Queremos garantir que essa ferramenta possa ser utilizada com eficiência aqui no Maranhão”, enfatizou.
Aviso no celular
Para o coronel Silva Júnior, a nova tecnologia é um avanço importante. “Hoje, muitas pessoas ainda dependem de rádios comunitários ou mensagens de aplicativos para saber sobre riscos. Com o novo sistema, o aviso chega direto no celular, equipamento que praticamente toda a população possui, e de forma clara. Isso faz toda a diferença na hora de evacuar uma área ou buscar abrigo”, avaliou.
Durante a entrevista, o coronel Silva Júnior enfatizou que o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) atua ativamente no Centro Histórico de São Luís com vistorias e monitoramento de casarões, identificando riscos de desabamento e incêndio, principalmente com o apoio da Defesa Civil, mapeando imóveis em condições precárias (com muitos em risco grave/alto) e notificando responsáveis para ações preventivas e de segurança, devido à importância do patrimônio arquitetônico da cidade e sua vulnerabilidade, com foco na prevenção, especialmente em períodos chuvosos.
Mais notícias
TEA em crianças é tema de entrevista no programa Saúde & Bem-Estar
Neuropediatra reforçou que o convívio com colegas e a participação em atividades na escola são fundamentais para o…
‘Diário da Manhã’ aborda os 20 anos do Prêmio Fapema e os avanços da produção científica no estado
Cerimônia de premiação do ‘Oscar da ciência maranhense’ acontece nesta quarta-feira, em São Luís, com homenagens a personalidades,…
Roberta Duailibe alerta, no Café com Notícias’ para a prevenção e tratamento da obesidade
Endocrinologista lembrou que obesidade não é só questão de estética e, sim, uma inflamação contínua no corpo que…
Arquiteta destaca, no ‘Café com Notícias’, a influência do ambiente na qualidade do sono
Criadora do método "Quarto Vivo", Fabíola Ramos deu dicas de como criar as condições favoráveis ao sono de…
“Sustentabilidade na Prática” detalha os estudos para melhoria da gestão de resíduos sólidos no Maranhão
Programa teve como convidados, os geógrafos Roberto Victor Costa Batista e Daniele Rufino, que falaram sobre o uso…
Procon/MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para a proibição da ‘venda casada’ de pacote de diárias por hotéis
Segundo o chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, o Código de Defesa do Consumidor fixa como…
‘Café com Notícias’ debate uso do cigarro eletrônico
Entrevistado foi o médico psiquiatra Rui Palhano
Agenda intensa marca atuação do deputado Adelmo Soares com entrega de mais de 1.500 óculos no Maranhão
Além de mutirões de saúde, em parceria com o Governo do Estado, o parlamentar promove iniciativas de qualificação…