28 de janeiro de 2026
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças
Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que devem ser tomados
Agência Assembleia
Nesta quarta-feira (28), o programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), destacou o tema prevenção e check-up cardiovascular com o médico especialista em Cardiologia e Ecocardiografia, Renato Azevedo. Na conversa com as radialistas Marina Sousa e Leda Lima, ele detalhou os cuidados necessários em relação à prevenção e o check-up cardiovascular.
Renato Azevedo disse que a atividade física é um dos pilares para se ter uma vida saudável. Mas advertiu que é preciso realizar um check-up antes de praticar qualquer atividade física.
“Cada vez mais se confirma que fazer exercícios físicos é essencial para a nossa saúde, mas o check-up é essencial para saber se a pessoa está apto a fazer atividade física e de que forma praticar. Ou seja, a pessoa precisa ser orientada nesse aspecto”, alertou.
Azevedo revelou ainda que estudos recentes mostram que pessoas que fazem mais exercícios físicos vivem mais. “Quanto mais práticas esportivas, mais efeitos positivos acontecem em nosso corpo. São dados cientificamente comprovados”, destacou.
O médico disse que a pressão arterial, o diabetes, o tabagismo e a obesidade são os fatores que mais contribuem para a ocorrência de problemas no coração. “Esses fatores somados aumentam o risco de acontecer um infarto. E são todos fatores tratáveis. Se você não tem nenhum desses problemas, o risco de acontecer um infarto é menor”, frisou.
Cateterismo
O médico esclareceu que o cateterismo é um exame para se avaliar se há obstruções nas coronárias e é considerado o exame “padrão ouro”.
“Esse exame não é solicitado para todo mundo. Ele segue critérios rigorosos para ser feito e tem caráter invasivo. É, geralmente, indicado para pessoas que acusam dor no peito, falta de ar ou teve queda na função do coração constatada em outros exames”, explicou.
Por fim, Renato Azevedo alertou que a nossa saúde é feita pelas escolhas que se faz no dia a dia, como fazer atividade física e se alimentar melhor, por exemplo.
“Nossa saúde está intrinsecamente relacionada com essas escolhas que fazemos cotidianamente. Fazer o certo e sob orientação médica é o melhor caminho para termos uma boa saúde”, finalizou.
Mais notícias
‘Toda Mulher’ destaca pesquisa que monitora mães e bebês desde o parto e produz dados que orientam políticas públicas
O estudo coordenado pela Universidade Federal do Maranhão acompanha nascimentos e revela desafios para a saúde infantil no estado
Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade
Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…
‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025
A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de…
Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços
Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada
‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão
Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…