03 de fevereiro de 2026

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento da cultura da adoção e interação nacional das famílias que adotam crianças e adolescentes

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

Maria Regina Telles entrevistou Cynthia Esteves no programa desta terça-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta terça-feira (3), a professora e advogada Cynthia Esteves de Andrade, presidente do Conselho de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias no Maranhão (IBDFAM/MA).

Ela discorreu sobre o tema ‘A adoção além do amor: como criar vínculos seguros’ e fez uma explanação sobre o sistema nacional de adoção e acolhimento como instrumento para a garantia do direito à convivência familiar da criança e do adolescente.

Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, a professora e advogada, pós-graduada em Direito das Famílias, explicou que adotou uma menina, que hoje tem 12 anos de idade, numa época em que ainda não existia a ANGAAD, que é a Associação Nacional que congrega, representa e orienta os Grupos de Apoio à Adoção para trabalhar pela convivência familiar e comunitária, em especial a adoção, no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Atualmente, a professora e advogada Cynthia Esteves de Andrade é também coordenadora no Maranhão do Núcleo Jurídico da ANGAAD, instituição criada com o objetivo de congregar, representar e fomentar os Grupos de Apoio à Adoção, de modo a promover o direito à convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes, assim fortalecendo a cultura da adoção e interagindo nacionalmente.

“É importante salientar que a ANGAAD é uma Associação Nacional que desenvolve estudos e pesquisas e estimula trabalhos sociais para incluir a cultura de adoção no Brasil”, declarou Cynthia Esteves de Andrade.

Adoção hoje

Ela discorreu, durante a entrevista, sobre o passo a passo da adoção à luz da legislação hoje vigente no País. “Na minha experiência, já constatei que as pessoas vão direto ao passo a passo, mas pulam a etapa da preparação emocional e mental como pretendentes à adoção. Por essa razão, um dos nossos objetivos é que, cada vez mais, não ocorra a devolução e se facilite a convivência contínua e saudável nas famílias formadas pela adoção”, afirmou.

Cynthia Esteves de Andrade fez questão de ressaltar o trabalho da ANGAAD pela garantia do direito à convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes institucionalizados, na perspectiva de uma cultura de adoção que prioriza os interesses dessas crianças e adolescentes.

“A ANGAAD favorece a interlocução de todos os atores sociais envolvidos com a causa da adoção na busca de traçar novos rumos para a situação de crianças e adolescentes acolhidos ou vulneráveis em nosso país, sendo um canal de fortalecimento do Movimento Nacional de Apoio à Adoção. Seu objetivo principal é lutar para que cada criança e adolescente brasileiro tenha uma família que a ame, cuide, nutra, proteja, potencialize e a eduque para a cidadania”, ressaltou a professora e advogada.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ traça um panorama sobre a construção civil no Maranhão

Programa recebeu o professor de Engenharia Civil da Uema, Jorge Demétrio, que deu detalhes sobre o setor, que…

‘Café com Notícias’ destaca o alto desempenho do curso de Medicina da Uema no Enamed

O Curso de Medicina do campus da Uema de Caxias obteve nota 4 no exame nacional, o que…

Autoridades destacam gestão de Iracema Vale na Alema durante abertura do Ano Legislativo

Sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale

Cerimônia militar marca abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Evento marcou o primeiro rito oficial de início da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura do Parlamento Estadual

‘Pautas Femininas’ – Helena Duailibe fala sobre abertura dos trabalhos legislativos e exalta a bancada feminina

Parlamentar abordou o papel das mulheres no Legislativo estadual e destacou a desenvoltura e a segurança das deputadas…

Procon-MA esclarece dúvidas de consumidores no ‘Diário da Manhã’

O advogado Ricardo Baldez informou sobre como agir em caso de aumento na conta de energia, diferença de…

Prêmio Cazumbá evidencia trabalho parlamentar de Catulé Júnior pelo turismo

Deputado foi homenageado devido ao apoio e criação de leis em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo…

Direitos dos idosos são tema de entrevista no programa Café com Notícias

A advogada Jackeline França explicou que o Estatuto do Idoso assegura uma série de direitos fundamentais e orientou…