09 de fevereiro de 2026

Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros

O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval em São Luís

Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros

Em conversa com a jornalista Keith Almeida, o chefe da subseção de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros do Maranhão, major Pablo Machado, falou sobre a operação

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (9), o programa “Revista Maranhão”, da TV Assembleia, abordou a “Operação Carnaval” com o chefe da subseção de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros do Maranhão, major Pablo Moura Machado. Em conversa com a jornalista Keith Almeida, ele detalhou como foi planejado e como está sendo executado o sistema de segurança para o Carnaval em São Luís.

Pablo Moura revelou que, desde o início de janeiro, foi iniciada a “Operação Carnaval” porque, justamente, têm os pré-carnavais em janeiro e, agora, o carnaval oficial.

“Então, intensificamos nossas ações, principalmente na orla de São Luís, com o efetivo redobrado e equipamentos novos. Hoje, nós fazemos uso de drones para ajudar no monitoramento das pessoas nos blocos de carnavais. Portanto, contamos com o videomonitoramento e o efetivo, que nós dobramos para garantir mais tranquilidade aos foliões”, esclareceu.

Segundo ele, o aumento do efetivo é uma das principais medidas adotadas porque permite fazer uma varredura maior nos locais e passar mais orientações às pessoas.

“O uso dos drones também contribui muito para a segurança das pessoas porque ele pode identificar uma situação de perigo como, por exemplo, uma pessoa perto de se afogar. Nessas situações, o drone emite uma advertência de imediato para a pessoa em perigo. Caso ela não obedeça, os guarda- vidas entram em ação e fazem a retirada daquela pessoa”, frisou.

Recomendações

O major Pablo Machado fez recomendações para os foliões que participam do pré-carnaval e do carnaval, principalmente no circuito da Avenida Litorânea.

”Recomendamos que as pessoas evitem o excesso de bebidas alcoólicas. Se tiver bebendo, não entrar no mar porque quando a pessoa bebe os sentidos ficam reduzidos e aumenta a probabilidade de afogamento. Se tiver com crianças, não entrar no mar. Se entrar no mar com crianças, tenha cuidado redobrado e siga a orientação que diz: água no umbigo sinal de perigo!”, advertiu.

Outras atrações

Nesta edição, dentre outros assuntos, o Revista Maranhão destaca que as mudanças do clima já refletem no bolso do consumidor. É que as irregularidades das chuvas no Maranhão têm afetado a produção agrícola, reduzido a oferta e provocado aumento nos preços de frutas, verduras e legumes.

E que o número de endividados segue em alta e preocupa especialistas. Dados recentes mostram que milhares de famílias maranhenses enfrentam dificuldades para manter as contas em dia.

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres

Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…

Procon-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para práticas abusivas em contratos

Consumidor deve ler o contrato com atenção e as cláusulas abusivas têm que estar em negrito e claras;…

Júnior Cascaria acompanha entrega de novas obras pelo Governo em Açailândia

Parlamentar também realizou a entrega de cestas básicas para famílias da comunidade Vila Nova República, em São Luís

Copa Davi Brandão de Futebol fortalece o esporte no interior do Maranhão

Competição, realizada pelo deputado Davi Brandão, valorizou atletas locais e reafirmou seu compromisso do parlamentar com o esporte…

Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias

Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense

‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural

Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto