12 de fevereiro de 2026

‘Café com Notícias’ destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Alzheimer

O neurologista Luciano Lobão fez, no programa, essenciais esclarecimentos sobre essa doença neurodegenerativa, fatores de risco, prevenção e tratamento

‘Café com Notícias’ destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Alzheimer

A jornalista Elda Borges recebeu o neurologista Luciano Lobão no Café desta quinta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (12), exibido pela TV Assembleia, chamou atenção para a conscientização sobre o Alzheimer. O neurologista Luciano Lobão falou sobre a campanha ‘Fevereiro Roxo’, iniciativa brasileira que busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“É uma doença que atinge cerca de 2% da população brasileira. A campanha é um instrumento de informação que reduz o estigma em torno da doença, além de incentivar a busca por avaliação médica diante dos primeiros sinais de alteração cognitiva. O diagnóstico precoce faz diferença e há formas de retardar a progressão da doença”, explicou.

O especialista esclareceu que o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, caracterizada pela perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas. “É uma condição que evolui de forma lenta e contínua, comprometendo gradualmente a autonomia do paciente. Se desenvolve ao longo dos anos, afetando inicialmente a memória recente e, com o tempo, outras capacidades mentais”, explicou.

Manifestação precoce

Questionado sobre a relação entre Alzheimer e envelhecimento, Luciano Lobão destacou que a idade é o principal fator de risco. “A maioria dos casos são em pessoas idosas. No entanto, é preciso estar atento aos sintomas, porque o Alzheimer também pode se manifestar de forma precoce, antes dos 60 anos, sobretudo em indivíduos com forte histórico familiar ou predisposição genética”.

O neurologista também chamou atenção para fatores de risco modificáveis, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo e tabagismo. “Essas condições, conhecidas como fatores de risco vasculares, podem acelerar o aparecimento dos sintomas e agravar a progressão da doença. Cuidar da saúde cardiovascular é também uma forma de proteger o cérebro”, pontuou.

Outro aspecto ressaltado foi o longo período silencioso da doença. “O Alzheimer pode começar de cinco a 10 anos antes dos primeiros sintomas se tornarem perceptíveis. Por isso, a faixa etária entre 45 e 55 anos representa uma janela estratégica para avaliação clínica, investigação de histórico familiar e adoção de medidas preventivas”, alertou.

Ao final, Luciano Lobão reforçou que, embora ainda não haja cura, o diagnóstico precoce possibilita intervenções que retardam a evolução da doença e oferecem melhor qualidade de vida ao paciente e à família. “A informação é uma das principais aliadas no enfrentamento do Alzheimer e na construção de uma sociedade mais consciente e acolhedora”, concluiu.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea

Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…

Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas

Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional

Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes

Aprovada MP que beneficia turismo maranhense

MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…

Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários

Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…

Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares

O parlamentar afirmou que até o fim de fevereiro os conselheiros tutelares receberão a bolsa no valor de…