01 de abril de 2026
TV Assembleia lança nesta quinta-feira documentário alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo
Com uma narrativa sensível e poética, o filme aborda o autismo nível um de suporte, especialmente em adultos
Agência Assembleia
A TV Assembleia do Maranhão exibe nesta quinta-feira (2), às 19h30, o documentário ‘Entre Mundos’, uma produção que lança luz sobre vivências ainda pouco compreendidas dentro do Transtorno do Espectro Autista. A idéia é chamar atenção para a importância de reflexões sobre o 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Com uma narrativa sensível e poética, o filme aborda o autismo nível um de suporte, especialmente em adultos, um recorte marcado pela invisibilidade. São histórias de pessoas que passaram anos sem diagnóstico, atravessadas por equívocos, incompreensões e pelo não reconhecimento de si, como a empreendedora Ana Frazão, que relata os desafios vividos antes do diagnóstico:
“Quando eu era criança, eu sentia o mundo diferente. Só que, nesse tempo, ainda não tinha descoberto o autismo, e minha mãe não sabia. Eu sempre me questionava: ‘O que é que eu tenho? Por que as pessoas me tratam diferente e dizem que eu sou estranha?’”, questiona.
Também participam da produção a universitária Vera Lúcia Menezes, o casal de engenheiros João Tenório e Fernanda Saraiva e o jornalista Rozalvo Barros Júnior.
Mais do que revelar trajetórias, ‘Entre Mundos’ destaca a importância do diagnóstico como instrumento fundamental para combater o preconceito e garantir direitos. Nomear também possibilita acesso a políticas públicas, cuidado adequado e pertencimento.

Inclusão
Para ampliar o debate sobre diagnóstico tardio e inclusão, o documentário conta ainda com a participação de especialistas como o psiquiatra João Arnoud, a psicóloga e especialista em neuropsicologia Rossana Queiroz e o advogado e presidente da Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, Wellington Beckman.
A produção também apresenta o TEA 12+, iniciativa de acolhimento e acompanhamento no Maranhão, mostrando caminhos possíveis para quem vive no espectro. A diretora do TEA 12+, Eliana Bonfim, fala sobre o trabalho da unidade pública de saúde que acolhe não apenas os pacientes, mas também suas famílias.
Com direção e roteiro da jornalista Márcia Carvalho, coordenadora do Núcleo de Documentário da TV Assembleia do Maranhão, o filme conta com imagens de Kristiano Simas, Jânio Ferreira e Luiz Wolff. A montagem e finalização são de Luiz Felipe Borges, com produção da jornalista Shirley Freire. A estreia integra a programação especial da data e convida o público a refletir sobre escuta, empatia e reconhecimento.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ aborda avanços do programa SUS Digital no Maranhão
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, falou sobre o funcionamento dos serviços de telesaúde e…
Deputada Helena Duailibe promove seminário sobre a importância da preservação da água
Evento reuniu especialista e representantes da sociedade civil que discutiram ações e políticas públicas voltadas à área
Cláudio Cunha agradece ao governador por obras no Litoral e destaca investimentos em Cururupu
Parlamentar ressaltou a importância da reforma da ponte que interliga Cururupu a outros quatro municípios da região
Adelmo Soares anuncia ação social voltada à oferta de cursos para mulheres em Caxias
O deputado informou que abrirá um gabinete social na cidade, voltado exclusivamente para atendimento à beleza da mulher
Sustentabilidade na Prática debate pesquisa sobre manguezais
Entrevistado foi o professor Denilson da Silva Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do…
Assembleia decreta ponto facultativo nesta quarta e quinta-feira
Informação consta da Resolução Administrativa n.º 198/2026
Alema aprova projeto que institui política de oncologia infantil
Projeto de Lei 044/2025 é de autoria do deputado Wellington do Curso
Aprovado projeto que cria política de Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência
Objetivo é ampliar inclusão educacional com recursos tecnológicos que favoreçam acessibilidade e desenvolvimento pleno de alunos com deficiência