04 de junho de 2025

“A Justiça será feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa”, diz Iracema Vale sobre ação no STF que questiona eleição da Alema

A parlamentar afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita em respeito à autonomia da Assembleia Legislativa do Maranhão

“A Justiça será feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa”, diz Iracema Vale sobre ação no STF que questiona eleição da Alema

Deputada Iracema Vale lembrou que o critério da maior idade é uma regra presente no Regimento Interno da Assembleia Legislativa há muitos anos

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), manifestou-se na manhã desta quarta-feira (4), durante a sessão plenária, a respeito do pedido de destaque feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que levou para o plenário presencial da Corte a decisão sobre a ação movida pelo Partido Solidariedade, que questiona o critério de idade como desempate na eleição da Casa.

Iracema Vale afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita não apenas a favor dela, mas por toda a Assembleia Legislativa, uma vez que a autonomia e a independência dentro do Parlamento Estadual devem ser respeitadas.

“Estou absolutamente tranquila e talvez essa minha tranquilidade incomode muitos. Mas eu realmente estou em paz e tendo a certeza e a confiança de que a justiça vai ser feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa, com a sua autonomia, principalmente em fazer o seu Regimento Interno, que é absolutamente dentro da lei”, destacou a chefe do Legislativo maranhense.

Regimento Interno

Iracema Vale lembrou ainda que o critério da maior idade, que garantiu a sua vitória para a presidência da Casa para biênio 2025-2027, é uma regra presente no Regimento Interno da Assembleia há muitas décadas e nunca havia sido questionada por justamente estar amparada pelas normas legais.

“Sabemos que o resultado da eleição foi favorável a mim por um critério que está na Casa há anos. Não fui eu que criei, não criei nenhuma fake news dentro do processo. Estou absolutamente tranquila”, frisou.

O pronunciamento de Iracema Vale aconteceu durante o discurso da deputada Ana do Gás (PCdoB), que se solidarizou com a presidente da Alema. “Eu não posso deixar de registrar que este pedido interrompeu uma decisão praticamente consolidada, que a gente vem aguardando há meses, atrasando o reconhecimento institucional que confirma a legalidade do processo eleitoral conduzido com transparência e respeito por esta Casa”, disse Ana do Gás.

Mais notícias

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE

Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…

Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva

Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…

‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor

Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia

‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo

Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira

‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital

Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…

Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’

Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…