24 de abril de 2025
Abril Verde – Assembleia promove ciclo de palestras sobre prevenção de doenças ocupacionais
Evento reuniu especialistas e servidores no Plenarinho da Casa em manhã de orientações práticas e troca de experiências
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
Como parte da programação da campanha Abril Verde, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (24), Ciclo de Palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. A ação foi promovida pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), reunindo especialistas e servidores das áreas de segurança e saúde do trabalho.
As atividades do Abril Verde, que prosseguem até o fim deste mês com ações educativas, reforçam o compromisso da gestão da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), com a valorização da vida e o bem-estar dos servidores. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e da construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis. A abertura do evento foi feita pela diretora do DSMO, Ana Lúcia Rocha.
Ao longo da manhã, os participantes acompanharam exposições técnicas e práticas com a médica do trabalho Danielle Costa, o engenheiro de segurança Isaac Lannyer e o técnico de segurança Danilo Jorge.
“A maior parte das doenças ocupacionais pode ser evitada com ações simples, como pausas regulares, ergonomia adequada e o uso correto dos equipamentos de proteção. É fundamental que os empregadores e trabalhadores caminhem juntos na prevenção”, destacou a Danielle Costa.

Ações integradas
Entre os temas, foram abordados os riscos ergonômicos, os impactos da saúde mental no ambiente de trabalho e a importância das ações integradas entre os setores de saúde, engenharia e segurança.
Para o engenheiro Isaac Lannyer, o mapeamento dos riscos e a gestão adequada dos espaços são essenciais. “Segurança é planejamento e cuidado. Nosso papel é garantir que o trabalhador tenha as condições ideais para desempenhar suas funções com saúde e dignidade”, frisou.
O técnico Danilo Jorge também pontuou a relevância da informação como ferramenta de prevenção. “Quando o trabalhador conhece seus direitos e deveres, e quando o empregador entende que segurança é investimento, todos ganham”, afirmou.
O público presente elogiou a proposta. Muitos servidores relataram que, pela primeira vez, ouviram de forma mais clara e acessível sobre as chamadas doenças ocupacionais, que incluem lesões por esforço repetitivo, transtornos mentais e doenças respiratórias, entre outras.
Mais notícias
Carlos Lula defende autonomia das Câmaras Municipais na escolha de veículos públicos
Segundo o deputado, municípios maranhenses pedem ambulâncias e viaturas, mas governo obriga entrega de caminhonetes às Câmaras
Assembleia aprova MP que institui programa estadual de cooperação com municípios
Matéria foi encaminhada à promulgação
Dra. Vivianne destaca desafios enfrentados pelas mulheres e presta homenagem a Iracema Vale e Roseana Sarney
Parlamentar falou sobre denúncias de feminicídio
Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar
Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária
Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…
Tratamentos atuais para a diabetes são tema do “Saúde e Bem-Estar”
O programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Duailibe, que falou sobre o que é, diagnóstico e…
Fred Maia parabeniza Iracema Vale por vitória no STF e destaca ações do Governo no Maranhão
Parlamentar afirmou que resultado fortalece o papel histórico de Iracema Vale na condução da Alema e elogiou o…
‘Diário da Manhã’ aborda movimento Tô no Mará do Sebrae-MA e os 35 anos do ECA
Temas foram tratados pela gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae-MA, Hildenê Maia, e pelo promotor Márcio Thadeu Marques