24 de abril de 2025
Abril Verde – Assembleia promove ciclo de palestras sobre prevenção de doenças ocupacionais
Evento reuniu especialistas e servidores no Plenarinho da Casa em manhã de orientações práticas e troca de experiências
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
Como parte da programação da campanha Abril Verde, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (24), Ciclo de Palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. A ação foi promovida pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), reunindo especialistas e servidores das áreas de segurança e saúde do trabalho.
As atividades do Abril Verde, que prosseguem até o fim deste mês com ações educativas, reforçam o compromisso da gestão da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), com a valorização da vida e o bem-estar dos servidores. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e da construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis. A abertura do evento foi feita pela diretora do DSMO, Ana Lúcia Rocha.
Ao longo da manhã, os participantes acompanharam exposições técnicas e práticas com a médica do trabalho Danielle Costa, o engenheiro de segurança Isaac Lannyer e o técnico de segurança Danilo Jorge.
“A maior parte das doenças ocupacionais pode ser evitada com ações simples, como pausas regulares, ergonomia adequada e o uso correto dos equipamentos de proteção. É fundamental que os empregadores e trabalhadores caminhem juntos na prevenção”, destacou a Danielle Costa.

Ações integradas
Entre os temas, foram abordados os riscos ergonômicos, os impactos da saúde mental no ambiente de trabalho e a importância das ações integradas entre os setores de saúde, engenharia e segurança.
Para o engenheiro Isaac Lannyer, o mapeamento dos riscos e a gestão adequada dos espaços são essenciais. “Segurança é planejamento e cuidado. Nosso papel é garantir que o trabalhador tenha as condições ideais para desempenhar suas funções com saúde e dignidade”, frisou.
O técnico Danilo Jorge também pontuou a relevância da informação como ferramenta de prevenção. “Quando o trabalhador conhece seus direitos e deveres, e quando o empregador entende que segurança é investimento, todos ganham”, afirmou.
O público presente elogiou a proposta. Muitos servidores relataram que, pela primeira vez, ouviram de forma mais clara e acessível sobre as chamadas doenças ocupacionais, que incluem lesões por esforço repetitivo, transtornos mentais e doenças respiratórias, entre outras.
Mais notícias
Gedema promove festa comemorativa do encerramento das atividades do programa ‘Sol Nascente’ em 2025
Evento, que contou com a presença de alunos, pais, professores e convidados, teve vasta programação com oficinas, apresentações…
‘Maranhão no Campo’ aborda importância da assistência técnica veterinária e do bem-estar animal
Médico veterinário Anderson Saraiva destaca ações da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e alerta sobre…
‘Diário da Manhã’ destaca ações do Iquilomba e a valorização da cultura negra no MA
Entrevistada foi Antônia Matos, coordenadora do Iquilomba
‘Café com Notícias’ debate importância da Consciência Negra
Entrevistado foi o juiz Marcos Adriano Fonsêca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e diretor de…
Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra
Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil
Importância da fisioterapia para qualidade de vida é destaque no ‘Saúde e Bem Estar’
Entrevistado foi o fisioterapeuta Leandro Marques
‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão
O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…
Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…