05 de agosto de 2025
Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevistada pelo programa, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre os 19 anos da Lei da Maria da Penha, os avanços trazidos por ela, casos e denúncias

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Durante todo este mês de agosto, serão realizadas ações alusivas à campanha “Agosto Lilás”, que chama atenção da sociedade para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Este foi o tema do programa “Café com Notícias”, desta terça-feira (5), que recebeu como convidada a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.
Na próxima quinta-feira,7, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completará 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.
Na avaliação de Susan Lucena, os casos que ainda são registrados de agressões contra as mulheres, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, são reflexos de uma naturalização da violência, situação essa que já vem sendo transformada. “A mulher não tinha opção antes da Lei Maria da Penha e, hoje, ela passou a ter. Tanto é que quem está sendo vítima de feminicídio são as mulheres que não acessaram seus direitos por conta de uma extrema naturalização”, disse Susan Lucena.
Ela afirmou, também, que o maior rigor nas punições dos homens que comentem agressões contra mulheres contribuiu diretamente para mudar a realidade, que resultava em diversas vítimas. “Então, hoje, os homens são punidos por praticar violência contra as mulheres, mas não só uma punição no sistema legal”, pontuou a gestora, exemplificando que os agressores sofrem outras sanções, como, por exemplo, impossibilidade de serem contratados para determinados empregos.
Campanha
O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em âmbito federal, a campanha tem como tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
O objetivo é informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. A mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa Café com Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube por meio do link:
Mais notícias
Estudantes do IEMA Mônica Vale visitam a Assembleia Legislativa
Alunos acompanharam a sessão plenária, visitaram a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’ e conheceram um pouco…
Mobiliza São Luís 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Coordenadora do evento, Danielle Abreu, detalhou o evento, que acontecerá de 6 a 14 de setembro, e lembrou…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…