15 de agosto de 2024

Ações da DPE/MA que levam atendimentos à população são destaques no ‘Café com Notícias’

Subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, abordou o projeto “Te Alui, Mulher” e do dia D “Meu pai tem nome”

Ações da DPE/MA que levam atendimentos à população são destaques no ‘Café com Notícias’

Cristiane Marques, subdefensora-geral do Estado, conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista à íntegra da entrevista

A subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, foi a entrevistada do programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (15), na TV Assembleia, e falou a respeito do projeto “Te Alui, Mulher” e do dia D “Meu pai tem nome”, ambos realizados pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

O projeto “Te Alui, Mulher” é uma iniciativa que tem o objetivo de conectar mulheres e redes de proteção, além de levar cidadania a bairros da capital maranhense, com previsão de expansão para outros municípios do estado.

Segundo Cristiane Marques, “o projeto promove ações relevantes e conta com a cooperação e integração de diversas instituições parceiras, de gestores estaduais e municipais, e de representantes da sociedade civil”.

Quanto ao dia D “Meu Pai tem Nome”, a subdefensora-geral explicou se tratar de um mutirão nacional que será realizado pelas Defensorias Públicas do país em parceria com o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O objetivo é garantir o direito à filiação de quem não tem o nome de seus pais biológicos ou socioafetivos nos documentos.

E, para levar essas iniciativas até a população, a defensoria Pública do Maranhão realizará no próximo sábado (17), das 8h às 12h, mais uma edição do Projeto “Te Alui, Mulher” e o dia D “Meu pai tem nome”, na Unidade Escolar José Ribamar Bogéa, no bairro Cidade Olímpica, em São Luís.

“Será oferecido atendimento jurídico integral e gratuito, acolhimento psicossocial, serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e vários outros. Além disso teremos vários parceiros como a Equatorial, realizando trocas de lâmpadas e inscrição no Tarifa Zero, o Sine com oficina de currículo, o Senai com oferta de cursos gratuitos e muito mais”, destacou Cristiane Marques.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios