14 de julho de 2025

Ações de educação ambiental da rede IEMA são tema do ‘Sustentabilidade na Prática”

A coordenadora de Educação Ambiental da rede IEMA, Aurea Sousa, informou que criar núcleos em todas as unidades do Instituto e incentivar o estudante a ser protagonista das ações são algumas das estratégias utilizadas

Ações de educação ambiental da rede IEMA são tema do ‘Sustentabilidade na Prática”

Marina Sousa entrevistou Aurea Sousa na edição do programa desta segunda-feira

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está fazendo o seu dever de casa na própria escola tendo os alunos como agentes e multiplicadores das ações de preservação ambiental. Para isso, instituiu a educação ambiental como parte fundamental da grade de conteúdo escolar. Os detalhes desse importante trabalho, objetivos já alcançados e planos foram destaque nesta segunda-feira (14), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia.

A radialista Marina Sousa recebeu Aurea Sousa, engenheira agrônoma e coordenadora de Educação Ambiental da rede IEMA, que detalhou como a educação ambiental está inserida no dia a dia da rede IEMA.

A coordenadora frisou que o IEMA tem estado na vanguarda da educação ambiental na rede estadual. “Assim que tomou posse, em 2023, a diretora-geral do IEMA, Criscielle Muniz, sentiu a necessidade de se trabalhar o tema da educação ambiental nas escolas, então, instituiu a Coordenação de Educação Ambiental da rede IEMA, que tem o desafio de implementar a política de educação ambiental na rede, que conta com 55 unidades escolares em todo o estado”, contou ela.

“Eu assumi a coordenação em fevereiro de 2024 e instituímos o tema nas escolas. É um desafio grande, mas já temos atividades em curso e caminhando em direção ao objetivo, que é nobre e necessário diante da crise ambiental que temos enfrentado”, complementou Aurea Sousa.

Núcleos de Educação Ambiental

A coordenadora informou, ainda, que as escolas já vêm desenvolvendo trabalhos a partir de diversas estratégias. “Primeiro, fizemos o planejamento interno e construímos metas e objetivos alcançáveis em curto médio e longo prazo. E, para tornar o tema ainda mais próximo das escolas, instituímos os Núcleos de Educação Ambiental em todas as escolas da rede. São espaços onde a educação ambiental pode ser discutida, implementada e trabalhada pela gestão, professores e alunos”, explicou Aurea Sousa.

Ela explicou que a coordenação geral orienta os gestores dos Núcleos de Educação Ambiental a construírem seus planejamentos baseados no potencial de cada unidade. “Cada escola tem sua particularidade, seu potencial, seu contexto diferenciado, então, orientamos que esses núcleos, tomando como base a estratégica pedagógica da rede, façam seus planos com base nas características da escola, de onde ela se situa”, completou.

Outra estratégia utilizada, em alinhamento com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), ação estruturante do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que visa promover a educação ambiental e a qualidade de vida nas escolas.

“Implantamos a Com-Vidas também em nossas escolas da rede IEMA. Essas comissões são formadas e protagonizadas por estudantes e coordenadas pelos Núcleos de Educação e têm o objetivo de transversalizar a educação ambiental, trazendo essa responsabilidade para os estudantes”, informou Aurea Sousa.

A entrevista na íntegra pode ser conferida pelo link

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