20 de outubro de 2025
Advogada explica implicações do novo acordo de cessar-fogo em Gaza
Entrevistada do programa 'Pautas Femininas' foi Jacqueline Trinta, especialista em Direito Internacional

Agência Assembleia
A advogada Jacqueline Trinta, especialista em Direito Internacional, foi a convidada do ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (20), na Rádio Assembleia (96,9 FM). A entrevista abordou o novo acordo de cessar-fogo em Gaza, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as implicações jurídicas e humanitárias que envolvem o conflito no Oriente Médio.
Na entrevista com as jornalistas Josélia Fonseca e Régina Santana, a advogada, que também é presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/MA, explicou que o acordo prevê um cessar-fogo e a troca de reféns por prisioneiros. “Isso demonstra o quanto esse tipo de negociação exige cautela jurídica e diplomática, principalmente quando se trata de atores não estatais”.
Segundo ela, a realidade das zonas de conflito é muito mais complexa do que o que é divulgado nos noticiários tradicionais. “O que vemos são apenas uma fração do sofrimento e das consequências jurídicas, sociais e humanitárias desses conflitos. É fundamental analisar os contextos históricos e políticos para entender o impacto real dessas crises sobre a população”.
A especialista também discutiu que as mulheres acabam sendo alvos de violência de forma sistemática nos conflitos armados. “Os estupros coletivos em mulheres e crianças, por exemplo, não são apenas crimes isolados, mas muitas vezes utilizados como arma de guerra para aterrorizar comunidades, desestruturar famílias e dominar territórios”.
Jacqueline Trinta comentou ainda sobre o papel do presidente dos Estados Unidos no recente acordo. “Ele está agindo dentro de uma boa relação diplomática com as partes envolvidas e com a comunidade internacional. Suas ações estão amparadas pelos princípios da Carta das Nações Unidas e pelas diretrizes estabelecidas pela Comissão de Genebra”.
Para ela, isso não elimina as complexidades políticas e humanitárias do conflito, mas oferece um respaldo jurídico internacional para a mediação. “É essencial que continuemos atentos e informados para ter uma compreensão profunda de que os direitos humanos sejam respeitados, mesmo em meio a conflitos tão complexos”, finalizou.
Assista ao programa na íntegra:
Mais notícias
‘Revista Maranhão’ destaca avanços da agricultura familiar no estado
Assunto foi tratado pelo secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Joaquim…
Mais de 600 pessoas são atendidas em ação oftalmológica viabilizada por Catulé Júnior em São José de Ribamar
Bairro Parque Vitória recebeu o mutirão Cuidar dos Olhos, idealizado pelo deputado estadual Catulé Júnior, que atendeu mais…
Deputada Dra. Helena Duailibe participa do encerramento do Círio de Nazaré, no Cohatrac
Tradicional festejo, que completou 33 anos, teve procissão saindo da Cohab e celebração no Santuário, no Cohatrac, reunindo…
‘Sustentabilidade na Prática’ detalha ações de fortalecimento da Política de Educação Ambiental
Convidada foi a professora Maria Eliana Alves, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
Especialista do Viva Procon esclarece dúvidas sobre relações de consumo no ‘Diário da Manhã’
Ricardo Cruz explicou, por exemplo, qual o prazo para devolução de compras feitas pela internet em caso de…
Deputado Adelmo Soares promove Mutirão de Saúde e Beleza em São João do Sóter
A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio do governador Carlos Brandão, e o…
Consultor orienta, no ‘Café com Notícias’, sobre quais cuidados tomar para evitar cair em golpes
Luís Trabulsi informou que o número de golpes tem crescido e que é necessário redobrar a atenção e…
Deputada Daniella promove grande festa em homenagem ao Dia das Crianças em Presidente Dutra
Evento reuniu centenas de meninos e meninas no Clube Associação da Sintespem, no bairro Sapucaia