08 de outubro de 2025
Alema aprova PL que institui política de prevenção e combate à violência contra a mulher e o feminicídio
Entre outros aspectos, a proposição visa à criação de uma política estadual por meio de um programa intitulado "Não se Omita”
Agência Assembleia
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei nº 665/2023, de autoria do deputado Wellington do Curso (Novo), que institui o programa “Não se Omita”, criando uma política estadual de prevenção, divulgação, combate e conscientização sobre a violência contra mulher e o feminicídio.
Na justificativa da matéria, o parlamentar explica que a proposição faz-se necessária visando à criação de uma política estadual por meio de um programa intitulado “Não Se Omita”, fundamentando-se em implementar no Maranhão mecanismos e cartilhas informativas que possam conscientizar a população maranhense a não se omitir quando houver conhecimento e a ciência de algum caso de violência contra a mulher. Não só isso, mas a proposição também tem como matéria basilar a conscientização e disseminação do feminicídio como crime hediondo.
O deputado explica que o projeto tem como objetivos instituir o dever e a faculdade de determinadas instituições e estabelecimentos públicos e privados de distribuírem por suas dependências e em locais de fácil acesso, materiais informativos como placas, cartazes ou até mesmo publicações digitais que possam conscientizar e orientar a população sobre a seriedade da violência contra a mulher e o feminicídio. Visa ainda incentivar a denúncia contra os agressores e abusadores, assim como orientar os funcionários dos estabelecimentos citados a estarem dispostos a denunciar”.
De acordo com o texto aprovado no plenário da Alema, todos os mecanismos apresentados neste projeto buscam exclusivamente reduzir os índices de feminicídios, ataques e abusos sexuais contra mulheres; além sensibilizar e orientar a população sobre como agir e garantir os direitos das mulheres.
“Devido a todo esse cenário de violência e casos registrados no Maranhão, considera-se notória a importância de proporcionar visibilidade para essa temática que acomete o Estado, instituindo tal projeto de lei para que possam ser distribuídos e aplicados no estado materiais informativos, como uma forma de diminuir a violência contra mulher e os casos de feminicídios”, acrescenta o deputado.
Ele assinalou ainda que a proposição é inspirada nas costumeiras placas disponibilizadas em paredes e vitrines de lojas e grandes estabelecimentos comerciais que informam sobre o racismo e a homofobia serem crimes inafiançáveis e, nesse sentido, se faz necessário apresentar material análogo, porém, voltado à violência praticada contra a mulher.
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…