07 de maio de 2024
Alema faz minuto de silêncio em memória de personalidades maranhenses e de mortos na cheia do RS
Homenageados foram Terezinha Rêgo, Pires da Fonseca, Maldine Vieira, Tadeu de Obatalá e os mortos na tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa fez um minuto de silêncio, na sessão desta terça-feira (07), pelo falecimento da professora Terezinha Rêgo, do jornalista Maldine Vieira, do desembargador Pires da Fonseca, do cantor e compositor Tadeu de Obatalá e em memória dos mortos na tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. As solicitações foram feitas, respectivamente, pelos deputados Ariston (PSB), Neto Evangelista (União), Carlos Lula (PSB), Zé Inácio (PT) e Mical Damasceno (PSD).
Terezinha Rêgo
A professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e fitoterapeuta, Terezinha Rêgo, faleceu, aos 91 anos, na sexta-feira (3). Ela estava internada há alguns dias.
Farmacêutica por formação e professora do Departamento de Farmácia da UFMA, Terezinha Rêgo era apaixonada pela flora medicinal desde a infância. Dedicou mais de cinco décadas de sua vida e à valorização das plantas medicinais como ferramentas para a promoção da saúde e do bem-estar.
Era doutora em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro fundadora da Academia Maranhense de Ciências e uma das pioneiras na pesquisa de plantas com potencial terapêutico no país. Fundou o projeto de extensão em Fitoterapia no Herbário Ático Seabra, no Campus da UFMA, onde estão catalogadas mais de 11 mil espécies da flora do Estado do Maranhão.
Maldine Vieira
O jornalista Maldine Vieira, 29 anos, faleceu na quarta-feira (1º), quando deu entrada já sem vida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy, em São Luís (MA). O laudo do IML acusa morte por afogamento. A polícia abriu investigação para apurar o que, de fato, levou à morte do jornalista.
Tadeu de Obatalá
Antônio Tadeu Tavares, 60 anos, natural de Pindaré-Mirim (MA), conhecido como Tadeu de Obatalá, faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), vítima de um infarto fulminante. Era membro do Centro de Cultura Negra (CCN-MA) e integrante do Bloco Afro Akomabu e da Banda Guetos.
Pires da Fonseca
O desembargador José Pires da Fonseca, natural de Cururupu (MA), faleceu nesta segunda-feira (6), aos 90 anos, em São Luís.
Pires da Fonseca começou a exercer a magistratura em 1962. Em 1985, por merecimento, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça. Em 1989, foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça e Corregedor-Geral no biênio 1990/1991. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente e presidente da Corte por duas vezes.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, que vem sendo castigado há dias por fortes chuvas e inundações, já são contabilizados 90 mortos, 132 desaparecidos e mais de um milhão de pessoas afetadas pela tragédia. A situação tende a piorar com a previsão de mais chuvas na região.
Mais notícias
Adelmo Soares realiza mutirões em Caxias e São Luís
Foram oferecidos serviços essenciais nas áreas de saúde e cidadania a centenas de pessoas
‘Pautas Femininas’ destaca projeto ‘Mãos que Acolhem’ e realidade das mães solo de crianças com deficiência
Convidada foi a idealizadora do projeto ‘Mãos que Acolhem’, Ana Cláudia Arruda
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda participação dos movimentos sociais do Maranhão na COP30
Diversas importantes iniciativas do Maranhão, como o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral e o Projeto Reflorestando, foram apresentadas…
Escola do Legislativo promove curso sobre Planejamento Financeiro
Objetivo da formação é capacitar servidores e público externo sobre como melhor gerir e investir os seus recursos…
Expansão do Viva Procon/MA é tema do ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira
Órgão já está presente em 117 municípios, garantindo acesso mais rápido, fácil e descentralizado à população a serviços…
‘Mais Saúde’ destaca desafios das famílias e defesa de direitos de pessoas com autismo
Em entrevista ao programa, Alcione do Socorro Costa, representante da Associação de Usuários de Planos de Saúde, fala…
Gedema promove festa comemorativa do encerramento das atividades do programa ‘Sol Nascente’ em 2025
Evento, que contou com a presença de alunos, pais, professores e convidados, teve vasta programação com oficinas, apresentações…
‘Maranhão no Campo’ aborda importância da assistência técnica veterinária e do bem-estar animal
Médico veterinário Anderson Saraiva destaca ações da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e alerta sobre…