04 de junho de 2025

Acadêmicos de Direito propõem projetos em encerramento de atividade na Alema

Estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes

Acadêmicos de Direito propõem projetos em encerramento de atividade na Alema

Encerramento do projeto “Cidadania se Escreve com Educação”

Agência Assembleia

Cerca de 150 alunos do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) participaram, na tarde desta quarta-feira (4), do encerramento do projeto “Cidadania se Escreve com Educação”, que integrou a disciplina de Direito Constitucional e envolveu atividades em campo na Assembleia Legislativa do Maranhão.

No Auditório Fernando Falcão, os estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes, que envolviam temas como sustentabilidade e proteção do patrimônio histórico de São Luís. As propostas foram discutidas com os deputados, aproximando teoria da prática.

Oportunidade valiosa 

“O projeto permitiu aos alunos acompanhar as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça ao longo do semestre, colocando em prática o que aprendem em sala. Aqui, cumprimos nosso papel de Casa do Povo ao abrir suas portas para a comunidade acadêmica e promover esse diálogo. É uma oportunidade valiosa”, afirmou o deputado Florêncio Neto (PSB).

A professora Teresa Helena Barros explicou que a proposta é aproximar os alunos da realidade do processo legislativo. “O Direito não se limita aos livros e se concretiza nas instituições e nas decisões que afetam diretamente a sociedade. É uma forma de fortalecer a formação crítica, cidadã e comprometida com a construção de políticas públicas mais justas e efetivas”.

Na ocasião, também estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Catulé Júnior (PP); o ex-deputado Edilázio Júnior; o coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Vieira Sousa; a consultora-geral da Alema, Luzenice Macedo, além de pais que prestigiaram os alunos.

Alunos do curso de Direito da UNDB apresentaram projetos de lei autorais elaborados em equipes

Avaliação positiva

A aluna Luana de Castro destacou que a experiência proporcionou uma nova percepção sobre o papel dos estudantes e da sociedade na construção de políticas públicas, reforçando a ideia de que todos podem participar ativamente das decisões que impactam a coletividade.

“Meu projeto trata do amparo às vítimas de violência sexual no Maranhão. Ele foi inspirado em uma proposta implementada em Santa Catarina, que analisamos durante o curso. Diante do aumento dos casos no nosso Estado, acredito que essa iniciativa pode contribuir tanto no acolhimento das vítimas quanto na redução dos índices de violência”, ressaltou.

Mais notícias

“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’

Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à…

Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica

Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a…

Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’

Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…

‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina

Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz

Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias

Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…

Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas

No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…

“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão

A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…

‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose

Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz