04 de junho de 2025
Acadêmicos de Direito propõem projetos em encerramento de atividade na Alema
Estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes

Agência Assembleia
Cerca de 150 alunos do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) participaram, na tarde desta quarta-feira (4), do encerramento do projeto “Cidadania se Escreve com Educação”, que integrou a disciplina de Direito Constitucional e envolveu atividades em campo na Assembleia Legislativa do Maranhão.
No Auditório Fernando Falcão, os estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes, que envolviam temas como sustentabilidade e proteção do patrimônio histórico de São Luís. As propostas foram discutidas com os deputados, aproximando teoria da prática.
Oportunidade valiosa
“O projeto permitiu aos alunos acompanhar as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça ao longo do semestre, colocando em prática o que aprendem em sala. Aqui, cumprimos nosso papel de Casa do Povo ao abrir suas portas para a comunidade acadêmica e promover esse diálogo. É uma oportunidade valiosa”, afirmou o deputado Florêncio Neto (PSB).
A professora Teresa Helena Barros explicou que a proposta é aproximar os alunos da realidade do processo legislativo. “O Direito não se limita aos livros e se concretiza nas instituições e nas decisões que afetam diretamente a sociedade. É uma forma de fortalecer a formação crítica, cidadã e comprometida com a construção de políticas públicas mais justas e efetivas”.
Na ocasião, também estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Catulé Júnior (PP); o ex-deputado Edilázio Júnior; o coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Vieira Sousa; a consultora-geral da Alema, Luzenice Macedo, além de pais que prestigiaram os alunos.

Avaliação positiva
A aluna Luana de Castro destacou que a experiência proporcionou uma nova percepção sobre o papel dos estudantes e da sociedade na construção de políticas públicas, reforçando a ideia de que todos podem participar ativamente das decisões que impactam a coletividade.
“Meu projeto trata do amparo às vítimas de violência sexual no Maranhão. Ele foi inspirado em uma proposta implementada em Santa Catarina, que analisamos durante o curso. Diante do aumento dos casos no nosso Estado, acredito que essa iniciativa pode contribuir tanto no acolhimento das vítimas quanto na redução dos índices de violência”, ressaltou.
Mais notícias
Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Rádio Transmundial
Emissora de caráter cristão, a Rádio Transmundial, que tem sede em São Paulo, possui 55 filiadas em todo…
Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa
Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…
‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão
A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…
Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…
Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…
Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense
O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense
Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área
A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão…
Antônio Pereira destaca visão estadista de Carlos Brandão e os investimentos estratégicos no Maranhão
O parlamentar reforçou a importância de colocar as pautas importantes para a população acima de disputas políticas menores