12 de março de 2025
Andreia Rezende convida para sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Rim que será nesta quinta-feira
Parlamentar destacou importância do ato e reforçou que a doença renal crônica atinge aproximadamente 10% da população mundial
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
A deputada Andreia Rezende (PSB) fez um convite especial a todos, na sessão plenária desta quarta-feira (12), para a sessão solene que será realizada nesta quinta-feira (13), por sua solicitação, em alusão ao Dia Mundial do Rim. A parlamentar ressaltou a importância da doação de órgãos.
“É um momento extremamente sério e importante, quando nós faremos uma campanha de conscientização com palestras que vão falar sobre o assunto e falar da importância, da importância vital que este órgão tem em nossa vida”, destacou.
Andreia Rezende informou que a sessão vai contar com a presença de representante da Sociedade Maranhense de Nefrologia e de um dos principais especialistas na área, médico e professor Natalino Salgado. Também reforçou que a doença renal crônica atinge aproximadamente 10% da população mundial.
“Isso é um dado epidêmico. É hora que cada um de nós podemos participar, repercutir em nossas redes sociais, é falando sobre o assunto em nossas rodas de conversa no sentido de mostrar que a doação de órgãos é muito mais, muito mais mesmo do que um gesto de altruísmo”, destacou.
Ela lembrou também ser autora de projeto de lei, aprovado por unanimidade pelos colegas de Plenário, que institui a Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado, visando aprofundar o debate em torno do tema e ampliar as ações de atendimento.
“É imprescindível lembrarmos a diálise e todas as consequências que traz na vida tanto de forma qualitativa, na vida social, na vida pessoal e na vida profissional desses pacientes. Quando falamos em diálise trazemos que a porta de esperança que existe para esses pacientes é justamente o transplante”, finalizou.
Mais notícias
Jota Pinto tome posse no lugar de Junior Cascaria
Junior Cascaria tirou licença para tratamento de saúde
Aprovados projetos voltados à prevenção de afogamento infantil e ao fortalecimento do cuidado com idosos
Matérias seguem agora para sanção governamental
Yglésio denuncia graves irregularidades na gestão do prefeito de Grajaú
Segundo o parlamentar, denúncias recebidas de moradores e lideranças políticas locais apontam para práticas consideradas “não republicanas”
Aprovado PL que institui campanha “Rompa o Ciclo da Violência”
Iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência
Mical Damasceno critica projeto que criminaliza misoginia
Ela se referiu ao PL 896/2023, de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA)
Deputado Dr. Yglésio afirma que CPI contra Felipe Camarão é legítima
Deputado disse que o papel do Parlamento e dos deputados é fazer as investigações, independentemente dos envolvidos
Cláudio Cunha destaca avanços na obra da MA 014 executada pelo Governo do Estado
O deputado elogiou a atuação do governador Carlos Brandão na condução dos investimentos em infraestrutura no estado
Aprovado PL do deputado Ariston que institui o programa ‘Praia para Todos’ no Maranhão
Iniciativa visa garantir acessibilidade nas praias do estado, assegurando o direito ao lazer às pessoas com deficiência