26 de junho de 2025
Antônio Pereira destaca preocupação com ampliação de reservas ambientais em Amarante
Parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida na vida da população local

Assecom / Dep. Antônio Pereira
Na sessão plenária desta quinta-feira (26), o deputado Antônio Pereira (PSB) alertou sobre uma proposta do ICMBio de criação de uma nova reserva ambiental de mais de 120 mil hectares no município de Amarante do Maranhão. O parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida na vida da população local, formada em sua maioria por pequenos e médios produtores rurais.
Segundo o deputado, a proposta foi debatida em reunião realizada na quarta-feira (25), em Brasília, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a presença de prefeitos da Região Tocantina, lideranças políticas maranhenses, como o senador Weverton Rocha, o ministro André Fufuca, os deputados federais Josivaldo JP e Cleber Verde, além de representantes de sindicatos e entidades ligadas ao setor rural.
Durante o pronunciamento, Antônio Pereira criticou a intenção do governo federal de ampliar ainda mais a extensão de terras demarcadas como pertencentes aos povos originários ou destinadas a reservas ambientais no município de Amarante, que, segundo ele, já possui mais de 55% do seu território comprometido com essas áreas.
“Há uma intenção de elevar essa área para mais de 75% do território. A sede urbana da cidade ficaria cercada, o que compromete diretamente o desenvolvimento urbano e econômico da região”, afirmou.
O parlamentar também questionou a transparência do processo e a falta de diálogo com a população. Ele relatou que o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, disse desconhecer o tema durante a reunião em Brasília. “É um assunto amplamente conhecido, debatido há anos. Não se pode ignorar a gravidade e os impactos dessa proposta”, ressaltou.
Antônio Pereira afirmou que não é momento para o país abrir novas frentes de conflito fundiário, especialmente em um cenário político e social delicado. “É preciso equilíbrio e bom senso. O governo, do qual faço parte e apoio, deve priorizar o diálogo e o respeito às comunidades. Não é hora de buscar mais uma frente de conflito como essa questão de demarcação de terras ou de criação de novas reservas ambientais, especialmente em uma região que já foi inclusive dado o título de propriedade para as pessoas que ali moram”, declarou.
O deputado defendeu investimentos em políticas públicas tanto para os povos originários quanto para os produtores rurais da região. “A prioridade deve ser a criação de condições de trabalho, educação e saúde para todos. Nossa região é formada por pequenos e médios produtores, que merecem apoio, não mais entraves”, disse.
Ao final do discurso, Antônio Pereira manifestou repúdio à proposta e se comprometeu a continuar acompanhando o caso. “Estarei sempre presente nesta tribuna para defender os interesses do povo da região Tocantina. Não me calarei diante de mais esse conflito fundiário desnecessário”, concluiu.
Mais notícias
Comissão de Orçamento realiza audiência para avaliar metas fiscais no primeiro quadrimestre
Dados mostram que o Maranhão mantém o desempenho dentro do parâmetro esperado para 2025.
Enos Costa Ferreira destaca início da 2ª AGE das Assembleias de Deus
Evento é realizado até esta sexta-feira (27)
Deputada Janaina denuncia aumento da violência contra mulheres em Amarante
Janaína fez um apelo direto ao governador Carlos Brandão
Deputada Daniella homenageia Presidente Dutra e destaca investimentos viabilizados por seu mandato
Parlamentar reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do município
Ações sociais da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe são tema do ‘Diário da Manhã’
Entre as obras citadas pelo padre Gutemberg Feitosa no programa estão , além da evangelização, distribuição de cestas…
‘Diário da Manhã’ – Rosa Reis fala sobre o Dia do Cacuriá no Maranhão
Criada em homenagem a Dona Teté, data teve projeto de lei apresentado pelo então deputado Zé Inácio e…
‘Café com Notícias’ destaca os impactos sociais de programas de inclusão produtiva no Maranhão
Entrevistado pelo programa, o coordenador do Programa Mais Renda, Sérgio Leonardo Araújo, falou sobre os avanços na geração…
Porto do Itaqui impulsiona economia e Eric Costa parabeniza governador Brandão
O deputado destacou os dados recentes divulgados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc)